30 de julho de 2010

Pela primeira vez, será possível responder o Censo pela Internet

Moradores de todos os 5.565 municípios do país terão ainda a opção de prestar as informações através da Internet. Entretanto, para isso, eles primeiramente deverão receber a visita de um recenseador, informar a ele seu telefone e dele receber um envelope lacrado, que conterá senhas eletrônicas (e-tickets) para acessar um portal e o questionário do Censo.

Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, num momento posterior, informar novamente o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa está.

Haverá um prazo médio de dez dias para o morador responder pela Internet. No caso de não haver resposta no prazo, a equipe de atendimento telefônico do IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações. Ao mesmo tempo, o recenseador responsável por aquele domicílio será instado a fazer nova visita, para coletar as informações. O site para respostas pela Internet é seguro, e as informações também serão cifradas antes de serem transmitidas até o IBGE.

Entre 2006 e 2014, a quase totalidade (93%) dos 236 países mencionados pela ONU em seu site (http://unstats.un.org/unsd/demographic/sources/census/censusdates.htm) fará seus Censos Demográficos. Em 137 deles, onde moram cerca de 80% da população mundial, o Censo ocorrerá em 2010 ou 2011.

Apenas em 2010, além do Brasil, outros 67 países farão Censo. Entre eles estão alguns vizinhos das Américas, como EUA, México, República Dominicana, Costa Rica, Panamá, Argentina, Venezuela e Bolívia; países da Ásia, como China, Indonésia, Paquistão, Japão, Filipinas, Tailândia e Coréia do Sul; além da Rússia, Suíça, Finlândia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Zâmbia e Papua / Nova Guiné, entre outros.

Considerando-se as informações populacionais da ONU a respeito desses 68 países, quase a metade (46,8%) da população mundial será recenseada em 2010. Em 2011, quando o Censo ocorrerá em outros 69 países, entre eles quase todos os da Europa, será recenseado mais um terço (32,9%) da população mundial.

BNC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar