18 de maio de 2011

Assembleia discutirá impactos do Programa Grande Carajás a partir das comunidades de Açailândia

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 19 de maio, às 15h, audiência pública para discutir os impactos causados pelas siderúrgicas instaladas em Açailândia. Com o tema “Impactos em saúde e meio ambiente em Açailândia - Paradigma para o questionamento do modelo de desenvolvimento proposto pela Vale ao Estado do Maranhão”, o evento é uma proposta dos   deputados Bira do Pindaré (PT) e Eliziane Gama (PPS).
Durante a audiência está previsto o lançamento do relatório referente ao estudo recentemente realizado pela Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), Justiça Global e Rede Justiça nos Trilhos sobre os impactos de empreendimentos do Programa Grande Carajás em duas comunidades de Açailândia.
Nessa cidade, as comunidades de Piquiá de Baixo e Califórnia sofrem há anos as conseqüências da poluição, do degrado ambiental e social, tornando-se dessa forma um paradigma para diversos outros conflitos que a cadeia de mineração e siderurgia provocou no território do corredor de Carajás.
A pesquisa da FIDH dá visibilidade a várias violações de direitos humanos e se conclui com uma série de recomendações formais para as autoridades da União, do Estado do Maranhão e do município de Açailândia, as empresas: Vale SA e siderúrgicas da região, o BNDES.

BNC Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar