6 de outubro de 2011

Coordenadora do Programa de Proteção aos Direitos Humanos da Presidência da Republica visita São Luis Gonzaga

Coordenadora do Programa de Proteção aos Direitos Humanos da Presidência da Republica visita São Luis Gonzaga, Dra Camila Dias, chegou hoje 05/10, em São Luis Gonzaga do Maranhão, para acompanhar e levantar informações sobre a vida e a trajetória de duas pessoas ameaçadas de morte por fazendeiros no município de São Luis Gonzaga do Maranhão.

As pessoas ameaçadas são Paulo Sergio da Comunidade Quilombolas de São Pedro e Antonio Miris da Comunidade Quilombolas de Santarém, as duas comunidades são Certificadas pela Fundação Palmares e reconhecida também pelo INCRA como Comunidades Quilombolas.

Os moradores desde 2004 vêm solicitando do INCRA a desapropriação das terras mais ate então a área ainda não regularizada
O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já esteve este ano na Comunidade de Santarém e reconheceu a Comunidade como uma área de risco. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais vem desde 2004 á frente das discussões e denunciando as agressões sofridas pela Comunidade, e solicitando proteção de vida para as pessoas ameaçadas.
Com ajuda direta de órgãos como a Pastoral da Terra e Defensorias Públicas o Sindicato vem tornando publico as ameaças e proibição de infraestrura nas duas comunidades, como é o caso da Comunidade de São Pedro onde o fazendeiro proibiu implantação de escola, estrada, Programa Luz para todos e outros.
Junto com a Dra. Camila Dias, Coordenadora na Coordenação Geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, veio a Dra Estefane Franca da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos do Estado do Maranhão. A Dra Jacinta Maria Santos, Gestora de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Igualdade Racial do Estado do Maranhão. A equipe veio resguardada pela Policia Federal, Policia Rodoviários Federal e Agentes especiais da Republica.
Fonte: Portal São Luis Gonzaga
BNC Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar