21 de fevereiro de 2014

Conselheiros Municipais participam de capacitação

Paço do Lumiar - Conselheiros Municipais do município de Paço do Lumiar participaram da primeira capacitação voltada ao segmento, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), na sexta-feira, 21, no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão. O encontro possibilitou a avaliação e discussão de politicas públicas entre o poder público e a sociedade civil, além de trocas de experiências sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais e deliberações sobre questões relativas à sua atuação e funcionamento. 
A capacitação foi realizada pela professora pesquisadora Ester Sá Marques que definiu o papel do conselheiro e a sua participação na gestão pública municipal. “O papel dos conselheiros é de decisão nos processos de elaboração de medidas que promovam a qualidade de vida da sociedade, e não apenas na construção, mas na revisão de planos que existem no papel, mas que por motivos burocráticos não fora discutidos com as partes envolvidas, a exemplo, as comunidades”, observou a pesquisadora.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira destacou a importância do encontro de conselheiros no interesse comum de avaliar o cenário atual do município nos segmentos cultural, educacional, da assistência social, da saúde, entre outros. “A participação dos representantes dos conselhos contribui ainda mais para a gestão municipal aumentando o retorno, no que se refere ao desenvolvimento e elaboração das políticas públicas”, disse.
 
Para o conselheiro Acaje Júnior “ estes momentos são oportunos, pois acrescentam ao nosso aprendizado como a voz popular na gestão pública, oportunizando a participação da sociedade nas decisões municipais”.

Estiveram presentes representantes dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional; dos Direitos dos Idosos; Assistência Social; da Criança e Adolescente, Fórum da Criança e Adolescente; Alimentação Escolar; de Educação; Saúde; e Cultura.

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar