24 de fevereiro de 2014

DITADURA NA COMUNICAÇÃO: Rádio Muda da Unicamp é fechada e saqueada, depois da intervenção do MPF

São Paulo - Uma ação covarde e truculenta calou a “voz” de um dos veículos de comunicação popular mais tradicional da cidade de São Paulo. Na manhã de domingo, 23 de fevereiro, a Rádio Muda, que transmite diariamente há 3 décadas da caixa d’água da Unicamp e tem o apoio de estudantes, professores, funcionários e comunidade, foi totalmente saqueada. 

De acordo com Ivan Longo, da Revista Fórum, a emissora já havia sofrido outras várias intervenções, porém a última foi devastadora. Diferente das últimas três vezes, onde foram removidos apenas os equipamentos de transmissão, desta vez a rádio foi completamente esvaziada, tendo inclusive a divisória do estúdio e as portas removidas. Ivan lembra ainda que foi instalada uma placa com os dizeres: “Vigilância do Campus”, indicando que o ataque partiu também da reitoria de maneira premeditada e sorrateira.
 
Segundo a reitoria, o Ministério Público Federal foi o responsável pela invasão e confisco de todo o material presente no estúdio (equipamentos de transmissão, móveis, parede divisória, quadros, tomadas, entre outros). Apesar dessa afirmação, guardas da universidade foram vistos participando da retirada do material do estúdio. Ainda, segundo Montagner (conhecido como “Cesinha”, da Faculdade de Educação Física), a situação da Rádio Muda se tornou “insustentável” para a Unicamp, justificando dessa forma a tomada do espaço.

 Em reunião conjunta entre o Coletivo da Rádio Muda e entidades estudantis, realizada na ocupação, foi deliberado pela ocupação permanente do espaço até a rádio voltar ao ar.“O local está tomado por guardas, que permanecem 24 horas, impedindo a entrada dos programadores na rádio. Não houve sequer um aviso prévio a comunidade acadêmica ou ao coletivo da Rádio Muda. Desde então, alunos e programadores da rádio, em protesto, estão acampados ao redor da rádio”, afirma Ivan Longo.

 O Coletivo da Rádio Muda considera a tomada do espaço da Rádio Muda uma afronta da Unicamp aos movimentos sociais e à comunidade acadêmica. A Rádio Muda é uma rádio livre e projeto de comunicação existente no campus há aproximadamente 30 anos, com plena legitimidade dentro e fora do campus durante todas essas décadas. Nas últimas décadas passaram pelos estúdios da rádio, milhares de pessoas, aprendendo e disseminando conhecimento para outra universidades, estados e países através da pesquisa na área de comunicação. A atual gestão da universidade demonstra total desconhecimento dessa história, se indispondo ao diálogo e sequestrando de forma agressiva um espaço histórico de comunicação livre e organização estudantil e da comunidade de Barão Geraldo.


Os apoiadores das rádios livres convoca todos os ouvintes e apoiadores da liberdade a comparecerem à Rádio Muda (ao lado da caixa d’água do Ciclo Básico na Unicamp) para uma grande transmissão coletiva/ocupação/reunião/festa! O ato terá duração até que o espaço para a comunicação da emissora seja dado de volta.

Bruno Caetano
Da Redação
BNC Comunicação

Um comentário:

quero comentar