26 de fevereiro de 2014

Paço do Lumiar vacina crianças contra o Sarampo

São Luis - A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início na segunda-feira, 24, em todas as Unidades Básicas  e Centros de Saúde, à Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A imunização é voltada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade contra o surto da doença diagnosticado recentemente na região Nordeste. A campanha segue até o dia 14 de março, e o município deve atingir a meta de vacinação e revacinação de 7.822 crianças.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
Sintomas - Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas . Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.
O Ministério da Saúde registrou no início deste ano, 190 casos confirmados de sarampo na região Nordeste e os estados mais atingidos foram Ceará e Pernambuco. Os casos confirmados atingiram crianças menores de 1 ano de idade, e segundo o PNI, Pernambuco registrou 49% deles e o Ceará 51%.
Postos de Vacinação
UBS Maiobão
UBS Iguaíba
CS Maioba
CS Nsa da Luz
CS Vila São Pedro
UBS Pirâmide
CS São José
CS Itapera/Mocajituba
UBS Pindoba
CS Paranãs
CS Vila Cafeteira
CS Nova Canaã
UBS Lima Verde
CS Santa Rita de Cássia

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar