24 de fevereiro de 2014

Pesquisa mostra que 49% da população usam o rádio para se manterem informados.

São Paulo - TV ainda é o meio preferido do paulistano para acompanhar notícias

O projeto Target Group Index, do Ibope Media, realizou um levantamento que aponta que o rádio é o segundo veículo que mais procurado por quem quer se manter informado. A televisão, além de ser o meio de maior penetração na cidade (98%), é também a mídia preferida de 61% da população paulistana para esse fim.
 
De acordo com o estudo, o rádio, meio com 72% de penetração entre os paulistanos, é a segunda fonte de informação que a população mais confia (49%). Depois aparece a internet, com 44% dos paulistanos afirmando que confiam na rede para se informar, embora a penetração do meio chegue a 60% entre a população total.
 
O inverso acontece com os jornais, meio que atinge 32% de penetração entre os paulistanos, mas em que 40% deles confiam para obter informações. 61% da população paulistana confia na TV para se manter informado. 
 
O volume de informações que circula todos os dias por São Paulo, a cidade mais populosa da América Latina, é gigantesco. A capital paulista conta com seis rádios em FM voltadas à notícia. Muitas dessas são retransmitidas em AM.
 
Outras cidades também contam com afiliadas de redes, como é o caso da BandNews FM, CBN, Rádio Bandeirantes, Jovem Pan AM e Rádio Estadão. Porém, em outras capitais, há emissoras que atuam em formato “all news” com projetos locais e formação de rede, como é o caso da Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre. A capital gaúcha conta ainda com a Guaíba FM 101.3 AM 720 e a Pampa AM 970.
 
Outras capitais também contam com esses projetos, como a Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte, a JC News FM 90.3 de Recife, entre outras rádios que estão espalhadas pelo Brasil.
 
Sintonize – Veja e ouça as rádios com formato jornalístico em todo o Brasil. Clique aqui.
 
Autor
Carlos Massaro
Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar