20 de março de 2014

Eliziane denuncia ação arbitrária na prisão de policiais militares do Maranhão

São Luis - A deputada Eliziane Gama (PPS) denunciou na manhã desta quarta-feira, dia 19 de março a arbitrariedade na prisão de policiais militares que trabalham na defesa da categoria no Maranhão. Ela lamentou a prisão do soldado Leite e a tentativa de prisão do Cabo Campos, que são alguns dos protagonistas na defesa de melhorias para os policiais militares no estado.

Na avaliação da parlamentar a ação é arbitrária e está sendo motivada por retaliações devido protestos realizados na defesa categoria. “A prisão do soldado Leite e a tentativa de prisão do cabo Campos é uma ação, no meu entendimento arbitrária, em relação a esses militares”, assegurou.

A parlamentar aproveitou para cobrar ações mais eficazes no combate à violência no estado, principalmente em São Luís. “Infelizmente a violência em São Luís, e no estado aumenta a cada dia e em vez de o Estado fazer investimento na polícia, de trabalhar a estruturação da corporação, o que temos é uma ação arbitrária com o pedido de prisão de militares que estão lutando para a valorização para a categoria e o combate à violência no nosso Estado”, denunciou.

Na tribuna a deputada enumerou a quantidade de assaltos a bancos, explosão de caixas eletrônicos e também alertou para o número crescente de assaltos a ônibus. Ela lamentou que só na primeira quinzena do mês de março ocorreram 34 assaltos a ônibus em São Luís.

“Nos últimos três meses, no Maranhão, já tivemos 20 assaltos a bancos. São dois assaltos por dia a ônibus em São Luís, o que prova o aumento da violência na capital. O que vemos é que em vez de haver investimento na estruturação da polícia, temos aí a tentativa de prisão de policiais”, lamentou.

Sobre a situação da Polícia Militar do Maranhão, a parlamentar lembrou que em 2011, na tentativa de promover a valorização da categoria, os militares realizaram greve em que ficaram acordadas várias medidas que ainda não foram cumpridas pelo Governo do Estado, entre elas a criação de regime interno da PM.

“Houve uma ação importante que foi inclusive na tentativa de criar um regimento interno para corporação. O único Estado brasileiro hoje que a Polícia Militar ainda está sendo regida pelo regime disciplinar do Exército é o Maranhão”, reforçou.

E completou destacando que o Maranhão ainda é o estado com menor número de policiais militares por habitante do país. “O Cabo Campos, o soldado Leite, e tantos outros militares têm trabalhado e lutado pela qualificação e valorização do militar no Maranhão. Sabemos que a questão dos militares é um problema sério e grave, pois o Maranhão é que tem a menor quantidade de militares por habitantes do Brasil”, alertou.

Eliziane finalizou o discurso pedindo sensibilidade do Governo do Estado para melhoria da PM e combate a violência. “Quero deixar aqui a minha indignação e revolta, e ao mesmo tempo a minha esperança de que o Estado tenha muito mais sensibilidade e possa, em vez de tratar com arbitrariedade, trabalhar na estruturação para o combate da violência no estado”, concluiu.

BNC Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar