10 de março de 2014

Paço do Lumiar imuniza adolescentes contra o HPV

Paço do Lumiar - A campanha deflagrada nacionalmente pelo Ministério da Saúde visa imunizar contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), jovens entre 11 e 13 anos de idade, que ainda não iniciaram a vida sexual. Em Paço do Lumiar, a imunização acontecerá gratuitamente nas escolas municipais, mediante consentimento dos pais e responsáveis, a partir desta segunda-feira, 10.
A Secretaria Municipal de Saúde do município realizou várias palestras sobre a vacinação nas escolas, esclarecendo sobre o HPV, sintomas e tratamento adequando, além de temas como, câncer de mama e do colo de útero. Uma desses encontros aconteceu na sexta-feira, 7, no Pau Deitado, com a participação de centenas de pessoas.
 “A proposta desses encontros com a comunidade, em especial, mulheres e adolescentes, é conscientizá-las sobre a importância da imunização precoce contra essa doença, responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero. A opção pela faixa etária de 11 a 13 anos é resultante de estudos realizados pelo Ministério da Saúde, onde ficou comprovado que a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus", observou Andréia Lima, Enfermeira Especialista em Saúde da Família.
Dona Analice Ramos, mãe de quatro mulheres, saiu satisfeita com as palestras e disse: “Não sabia nada sobre estas doenças. Passarei as informações às minhas filhas e netas. São pequenas atitudes que evitam futuros problemas na nossa saúde”.
HPV
A Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar