27 de março de 2014

Paço do Lumiar intensifica campanha de combate à Tuberculose


Paço do Lumair - Paço do Lumiar está entre os sete municípios maranhenses prioritários no combate à Tuberculose, pela quantidade de casos notificados todos os anos. E, no sentido de informar a  população sobre a prevenção, causas, sintomas e tratamento da doença, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando até o dia 31 de março, uma série de ações pelo Dia Internacional de Combate à Tuberculose.

Na programação iniciada na segunda-feira (24), foram intensificadas as consultas, coleta da baciloscopia - exame do escarro -  e Raio - X, gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, além de palestras nas escolas  e blitz educativa em vários pontos de grande concentração de pessoas, na zona urbana e rural de Paço do Lumiar.

De acordo com coordenadora municipal de controle da Tuberculose e Hanseníase, Palov Fernandes, cerca de 1100 casos suspeitos foram registrados no estado em 2013, sendo que, 1% deles, de pessoas sintomáticas, e 4% confirmados. " Temos três casos já confirmados no município, e essas campanhas são estratégias muito importantes para provocar a pessoa com tosse a mais de três semanas, a procurar ajuda médica", ressaltou.

Os casos de Tuberculose são diagnosticados na maioria das vezes em portadores de HIV, indígenas, pessoas em situação de confinamento, como presidiários, internos de asilos e creches, de pobreza aliada à falta de saneamento básico, usuários de drogas e moradores de rua, estes tem  65% de chances de desenvolver a doença.
 
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar