11 de março de 2014

Pedreiras: Sete detentos escapam, um já foi capturado e fuga é abortada em São Luis


 Por Neuton César

Pedreiras - Sete presos fugiram da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Pedreiras nesse domingo, de acordo com o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa. A polícia conseguiu recapturar o detento Diego Fonseca, que fazia parte do grupo foragido ele tentou negar mais reconhecido.

Saiu da mídia a questão prisional do Maranhão, mais o problema continuou, não é de hoje que essa onda de tentativas e fugas ocorrem no sistema prisional, como temos dito, o estado até hoje, não apresentou o projeto de reestruturação do sistema carcerário no estado.

A imprensa faz o seu papel, porem não vai ficar o ano inteiro falando de um assunto que sempre aconteceu no estado, a diferença foi que a bomba estourou, e enquanto a mídia nacional estava em cima as autoridades se mexeram. Depois de um silêncio natural devido a outras pautas do jornalismo, o debate foi jogado no lixo. 


A unidade prisional de Pedreiras tem 27 celas, está em reforma e superlotada, características comuns em todas as cadeias do estado é bom lembra que a Força Nacional continua no estado, foi criado o BOPE do Maranhão e ainda um agrupamento de polícia.

A governadora do estado convive com uma constante ameaça de greve dos policiais militares e bombeiros, por acordos não cumpridos pelo estado, nesse processo complicado que a chefe do Executivo tenta superar os problema que a cada dia se acumulam a porta dos Leões.  
Tentativas em São Luís
 
Durante o fim de semana, duas tentativas de fuga foram frustradas em unidades do sistema penitenciário da capital, segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão.

A revista é rigorosa no dia de visita, mas mesmo assim, é constante a apreensão de drogas, chips de celular e outros objetos, que caso passassem seria uma arma a mais para contribuir para as suas tentativas de fuga.


De acordo com a Secretaria, a primeira tentativa aconteceu no domingo (9), na Unidade Prisional (UPR) do Olho d'Água, onde detentos teriam tentado serrar as grades das celas. A segunda teria sido na madrugada desta segunda-feira (10), no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde foi descoberto um túnel de três metros de profundidade.


A Secretaria informou que os casos estão sendo apurados e disse que vai divulgar mais informações. Espero que realmente o sistema de segurança dê uma explicação para a sociedade e para a imprensa


BNC Cotidiano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar