2 de março de 2014

Prefeitura inicia instalação de novo serviço para diagnóstico de tuberculose

São Luis - A Prefeitura prepara a implantação de mais um importante serviço para a população de São Luís. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está estruturando a rede de serviços para a realização do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), um exame inovador capaz de detectar em duas horas a presença do bacilo de Koch, transmissor da doença.

“A implantação desse serviço vai permitir o aumento dos percentuais de detecção segura da tuberculose e, com a maior agilidade no diagnóstico, teremos a quebra na cadeia de transmissão e o tratamento precoce, inclusive da chamada tuberculose resistente. Com isso haverá a redução da morbidade e mortalidade pela doença. Essa ação reflete uma preocupação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de garantir o acesso da população a serviços mais eficientes de diagnóstico e prevenção de doenças”, diz a secretária de Saúde, Helena Duailibe.

O processo de instalação de equipamentos necessários à realização do TRM-TB na rede municipal já foi iniciado. A expectativa é de que o novo serviço seja disponibilizado à população no início do segundo semestre. Para isso, profissionais da saúde da rede municipal já receberam treinamento do Ministério da Saúde para operarem com essa nova tecnologia, além de orientações sobre limitações do teste, interpretação dos resultados, algoritmos diagnósticos e coleta adequada de escarro.

O teste identifica de forma rápida e precisa e tem um risco mínimo de contaminação, uma vez que a análise é totalmente automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde responsável pelo exame. Atualmente, o diagnóstico laboratorial é feito pela baciloscopia do escarro, o resultado leva 24 horas e outros 60 dias para a análise da cultura de identificação de microbactérias. 

Outra vantagem do TRM-TB é identificar também a resistência ou não do paciente à rifampicina, que é o antibiótico mais usado no tratamento da tuberculose, o que facilita a prescrição mais ágil e correta do tratamento da doença.

Em 2013 foram diagnosticados 733 casos de tuberculose em São Luís e a meta do município é reduzir a taxa de mortalidade, que está em torno de 4%. Para isso, a principal estratégia será intensificar as ações de busca ativa, realizadas pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

Helena Duailibe lembra que a tuberculose é uma doença que tem cura, mas uma das maiores dificuldades ainda é o abandono do tratamento por parte do paciente. “A tuberculose é uma doença que apresenta uma melhora significativa logo no começo do tratamento. Então, muitos pacientes deixam de tomar a medicação por achar que já estão curados, o que não é verdade. Por isso, temos ações integradas entre os  programas de saúde da rede municipal, como Saúde da Família, para identificar os sintomáticos respiratórios e fazer com que o tratamento seja integral”, afirma.

Em São Luís, o diagnóstico, tratamento e dispensação de medicamentos para a tuberculose estão disponíveis em 56 unidades de saúde da rede municipal e para os pacientes mais carentes, a Prefeitura oferece alguns benefícios sociais que estimulam a continuidade do tratamento.

TUBERCULOSE
O agente causador da tuberculose é o bacilo de Koch. Ele é transmitido de indivíduo para indivíduo, através da tosse ou do contato próximo.

A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose, bem como febre no final da tarde e emagrecimento. Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e possui 100% de eficácia quando seguido corretamente e de forma contínua, de acordo com orientação médica. Para atingir a cura, o paciente deve realizar o tratamento durante seis meses, sem interrupção.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar