27 de abril de 2014

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Turismo (Setur), realizará no segundo semestre deste ano dois seminários, para fortalecer o setor.

Salvador - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Turismo (Setur), realizará no segundo semestre deste ano dois seminários destinados ao fortalecimento da parceria público-privada para beneficiar o Centro Histórico. Um deles será sobre a melhoria da acessibilidade na área e o outro, sobre a captação de investidores. Os eventos possibilitarão implantar práticas que obtiveram resultados extremante satisfatórios na conservação do patrimônio em Salvador (BA).

O secretário municipal de Turismo, Lula Fylho, lembrou que as duas capitais têm pontos de convergência. As cidades tiveram o maior número de ações aprovadas pelo PAC das Cidades Históricas e estão abertas ao diálogo e parceria com a sociedade, eixos da política de governo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior amplamente defendidos desde o início da gestão.

Lula Fylho visitou a capital baiana durante a semana passada. Lá, participou de uma série de reuniões com representantes da Prefeitura da cidade e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia sobre o desenvolvimento das ações do PAC das Cidades Históricas. O município de Salvador desenvolve parcerias exitosas entre o poder público e a iniciativa privada para melhorar a estrutura e o acesso aos pontos históricos da cidade.

“São Luís e Salvador são as únicas cidades contempladas pelo PAC das Cidades Históricas que estão com as atividades em dia. Tem belezas similares, religiosidade, cultura e culinária que são destaques nacionais e internacionais. As reuniões foram proveitosas nesse sentido, encontramos ações positivas e de sucesso e que nada impedem de serem aplicadas aqui, em São Luís”, explicou o secretário Lula Fylho.

O superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, e o secretário municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento de Salvador, Guilherme Bellitani, apresentaram as experiências realizadas pela Prefeitura local para consolidar a parceria público-privada. As ações contribuem para a manutenção e reforma de prédios históricos, vias de acesso, realização de eventos e projetos de acessibilidade na área tombada.

Carlos Amorim explicou que a Prefeitura de Salvador e o Iphan desenvolvem uma política de incentivo à instalação de empreendimentos no Centro Histórico da cidade. A Prefeitura prevê como contrapartida das empresas a melhoria da infraestrutura na área onde serão instaladas, inclusive em acessibilidade, além de possibilitar um novo ciclo de desenvolvimento econômico com os empregos gerados.

As reuniões foram realizadas entre os dias 22 e 24 na sede do Iphan na Bahia, em Salvador. Além do titular da Secretaria de Turismo de São Luís, também estiveram presentes o diretor do Museu de Gastronomia da capital maranhense, Fábio Carvalho, e a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogea.
BNC Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar