5 de abril de 2014

Comuma aprova criação da Unidade de Conservação do Rio das Bicas

São Luis - Membros do Conselho Municipal de Meio de Ambiente (Comuma) aprovaram em reunião no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), esta semana, a criação de outras três Unidades de Conservação (UCs) em São Luís. A primeira a ser criada será a UC do Rio das Bicas, na bacia do Bacanga, seguida da UC do Parque das Dunas, na região da Praia de São Marcos, e da UC da Bacia do Rio Anil.

Com a criação de mais Unidades de Conservação, a Prefeitura de São Luís reforça o conceito de sustentabilidade, a partir da preservação dos recursos naturais, defendida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Segundo o coordenador de recursos ambientais da Semmam, Luís Jorge Dias, o Rio das Bicas, apesar de possuir uma bacia pequena, foi historicamente um curso d’ água importante para o processo de ocupação e de abastecimento das áreas periféricas de São Luís, entre as décadas de 50 e 70. “Ele também foi canalizado sob galerias, contribuindo para ida de moradores para as adjacências da região onde está localizado”, relatou Luís Jorge.  

Em função da importância ambiental do Rio das Bicas, a Prefeitura vai priorizar a implantação efetiva da UC naquela localidade. “Não há nenhum rio que contribua com a laguna do Bacanga como o Rio das Bicas. Como a área de confluência dos dois cursos d’água é rica em manguezais, foi criado o Parque Municipal do Rio das Bicas no ano 2000. Agora, temos que focar nas ações voltadas também para a foz do rio, trabalhando em consonância com o Comuma”, ratificou o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, que também preside o Comuma. 

Na região, um conjunto de obras está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís: o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. O programa, financiado pelo Banco Mundial, pela Prefeitura e pelo Ministério das Cidades, prevê ações urbanísticas, habitacionais, paisagísticas, de macro e de micro drenagem, e de pavimentação.

DEMAIS UCs
O Comuma também propôs a criação das Unidades de Conservação do Parque das Dunas, na orla da praia de São Marcos, que é área de preservação permanente. “A especulação imobiliária em São Luís está promovendo um avanço sobre as dunas da capital. Para evitar a extinção desse ecossistema, extremamente sensível à ação humana, o Conselho deliberou por incluir áreas de praia, que sejam de responsabilidade da Prefeitura, nos projetos de proteção”, informou o secretário Rodrigo Maia. 

Na ocasião, a criação da Unidade de Conservação da nascente da bacia do Rio Anil também foi definida. “Por ser genuinamente ludovicense, nascendo e se mantendo no âmbito do município, a Prefeitura reconhece a importância de sua recuperação e conservação”, justificou Maia.  

No ano passado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior decretou a criação das duas primeiras UCs da cidade, uma no Parque do Bom Menino e outra, no Diamante. Dentre as vantagens da implantação de Unidades de Conservação estão o apoio aos serviços urbanos e de infraestrutura e a possibilidade de proporcionar atividades ao ar livre. O auxílio na dispersão da poluição, o controle da temperatura e o reforço a valores estéticos e simbólicos também compõem o cenário positivo acarretado a partir da criação das Unidades de Conservação em São Luís. 

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar