O prefeito Edivaldo Jr. determinou a ampliação, a partir desta segunda-feira (28), do Programa Saúde na
Escola. O atendimento oftalmológico aos estudantes, que ocorria apenas
quinzenalmente, passará a ser diário. O reforço na cobertura do programa, que
tem também a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi conseguido
a partir de uma articulação entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e
a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que disponibilizará médicos para as
consultas com os estudantes.
A indicação do
prefeito Edivaldo Jr. é para garantia da universalização do
atendimento às crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de
ensino. Desde março de 2013, já foram mais de oito mil crianças atendidas pelo
programa de iniciativa do governo federal e executado pela Prefeitura de São
Luís. O objetivo é que os atendimentos alcancem todos os meninos e meninas
matriculados na rede.
Os
atendimentos diários iniciam com as crianças que estudam na Unidade de Ensino
Básico (U.E.B.) Olinda Desterro. No mês de maio, a previsão é oferecer também o
atendimento odontológico.
Para o
secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, aliar serviços de
saúde e educação é essencial para a ampliação do desempenho do educando.
“Quando oferecemos aos estudantes um atendimento de saúde de qualidade,
ampliamos o potencial de aprendizado de cada um deles e proporcionamos
qualidade de vida”, disse ele.
ATENDIMENTO
Os técnicos do
Programa Saúde na Escola (PSE) são os responsáveis pela triagem das crianças.
Através de exames iniciais, eles identificam as crianças que podem ter algum
problema na visão e as encaminham ao especialista. O atendimento é feito no
campus da UFMA, com transporte e lanche providenciados pela Prefeitura de São
Luís.
De acordo
com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar
tem algum problema na visão, o que justifica o uso de óculos. A maior parte
delas, porém, nunca consultou um especialista. Problemas de visão têm potencial
para comprometer o processo de aprendizagem, principalmente em crianças com
idade de alfabetização.