25 de abril de 2014

Prefeitura de São Luis promove avanços no atendimento de saúde

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e a Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, entregam nos próximos dias melhorias estruturais no atendimento de saúde municipal. Nesta sexta-feira (25), eles visitam a expansão dos serviços do Hospital da Mulher, com o início do atendimento da Unidade Referenciada em Neurocirurgia. No sábado (26), a agenda será na Vila Maranhão, onde o chefe do executivo municipal vistoria a abertura das atividades do laboratório do Centro de Saúde Yves Parga e participa do Dia D da vacinação contra gripe.

As ações da rede municipal de saúde foram concebidas para agilizar o atendimento especializado de pacientes e ampliar os serviços oferecidos à população ludovicense. Para o funcionamento da Unidade Referenciada em Neurocirurgia do Hospital da Mulher, a Prefeitura fez reformas e adaptações na estrutura física já existente. Uma ala com 11 leitos foi destinada especialmente para atendimento específico destes pacientes, inclusive com uma Unidade de Cuidados Imediatos (cinco leitos). O espaço tem uma sala de cirurgia destinada especialmente para a realização de procedimentos de natureza neurológica.

As atividades terão prosseguimento no sábado (26), com a entrega do laboratório do Centro de Saúde Yves Parga, que oferecerá serviços como exames clínicos de sangue, urina, fezes e glicemia. O laboratório vai atender até 160 pessoas por dia e receberá a demanda do Laboratório Central. O setor de nebulização da unidade será reativado a partir da próxima segunda-feira (28). Outro serviço novo que será executado, a partir da semana que vem, será a emissão do cartão do SUS e a implantação do laboratório de endemias e análises clínicas.

DIA D
O prefeito Edivaldo participa ainda neste sábado (26) do Dia D de vacinação contra a gripe. A ação integra a Campanha Nacional, que começou no último dia 22 e vai até 9 de maio. Todas as unidades de saúde da rede municipal estão realizando a vacinação, mas no dia D serão instalados postos em locais como escolas e associações comunitárias para ampliar o acesso da população à vacina.

A vacina que combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína deverá ser ministrada a todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, grávidas em qualquer idade gestacional e mulheres no período até 45 dias após o parto. Também podem ser imunizados pela rede municipal trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, índios, idosos a partir de 60 anos, população carcerária e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar