4 de abril de 2014

Prefeitura intensifica obras do Canal do Portinho

São Luis - A Prefeitura de São Luís intensificou as atividades da obra do Canal do Portinho na última semana. O projeto inclui serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação, que vão beneficiar as áreas próximas ao Cais do Portinho, na Praia Grande, Rua da Manga, até as proximidades do Mercado Central. 
 
Na Avenida Guaxenduba, já foram implantadas drenagens tubulares e galerias pondo fim às antigas inundações. O projeto mede, aproximadamente, 300 metros de extensão. “A obra do Canal do Portinho há anos era solicitada pela população daquela área. O trabalho que estamos realizando é um compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e vai resolver o problema de alagamento daquela região”, assegurou o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.
 
O comerciante João dos Santos reconhece a necessidade da obra da Prefeitura para a área do Mercado Central. “Trabalho aqui há vários anos e, todo o ano, quando começava a chuva, começava o caos. Ruas alagadas, lama, carros caindo em poças d’água, um verdadeiro transtorno. Agora, a Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho e só temos a ganhar”, avaliou o ambulante. A obra é de execução da Semosp, por meio do Grupo Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac).
 
Responsabilidade social
Além dos projetos de engenharia, a Prefeitura tem realizado serviços sociais voltados à população que trabalha na área beneficiada pela obra. A Semosp desenvolve uma programação com ações específicas aos comerciantes do Mercado Central e camelódromos e às profissionais do sexo que atuam nas adjacências.
 
Os trabalhos são baseados em mobilizações com a apresentação de dramatizações, campanhas educativas, incentivo às boas práticas de educação ambiental, e repasse de informações à população quanto à obra na área.  “É uma ótima oportunidade de aproximar a comunidade dos órgãos gestores, a partir do planejamento da cidade, ouvindo os anseios da população”, reforçou Antônio Araújo. A mobilização social feita pela Semosp é realizada de maneira contínua, com assistência antes, durante e após a finalização da obra.
 
No final de março, uma palestra sobre os riscos das drogas para a saúde foi ministrada às profissionais do sexo. “Nós já realizamos com a ajuda de parceiros, cursos e oficinas de Orientação ao mercado de trabalho, Culinária, Informática, Português e Redação, Operador de Caixa, além de palestras educativas sobre saúde da mulher e combate a drogas, além de encaminhamento ao mercado de trabalho”, explicou a gerente do social do Gepac, Helga Mota.
 
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar