26 de abril de 2014

Prefeitura promove workshop sobre edital para São João

São Luis - Na próxima segunda-feira (28), às 15h, a Prefeitura de São Luís vai promover workshop sobre o Edital nº 06/2014, referente à inscrição, seleção e contratação de propostas artísticas para a programação junina do Arraial na Praça Maria Aragão. A ideia é orientar os grupos interessados em participar do seletivo sobre como proceder na hora de realizar a inscrição.

 “Como a política de editais ainda é uma novidade no processo de organização da programação do São João, há algumas dificuldades e incompreensões sobre a forma de realizar a inscrição, as categorias culturais que poderão ser selecionadas, alguns critérios exigidos no edital, entre outras questões”, explicou Camila Grimaldi, da equipe de organização do São João promovido pela Prefeitura de São Luís.

De acordo com o edital, poderão se inscrever espetáculos artísticos de grupos e manifestações da cultura popular (grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças, grupos alternativos, grupos mirins de cultura popular), propostas de shows musicais e forró pé de serra, espetáculos cênicos (teatro, contação de história, intervenções artísticas), que já tenham apresentações prontas para o período junino, obedecendo ao critério de 60 minutos de duração máxima de cada espetáculo.

 “A abertura de contratação de propostas artísticas para além dos grupos tradicionais, como é o caso dos espetáculos cênicos e shows musicais, é, por exemplo, uma das propostas de montar programação mais ampla e diversificada, que vai atender a alguns espaços previstos no Arraial destinado a atividades lúdicas”, complementou Camila.

 Cada proponente deverá organizar um material que inclui portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descrevendo a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical ou apresentações de bandas de forró pé de serra, entre outros requisitos que constam no edital.

 O período de inscrição vai até o dia 16 de maio, das 13h às 19h (segunda a quinta-feira), e das 8h às 14h (sexta-feira), na sede da Func, localizada na Rua Isaac Martins, s/n, Centro. 

SÃO JOÃO 2014
No ano da Copa, o arraial pretende atrair visitantes do Brasil inteiro, a partir do tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é Aqui”. A Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas institucionais, de alimentação, de artesanato, e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades. O evento acontecerá entre os dias 13 a 29 de junho, com 350 apresentações juninas.

BNC Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar