26 de abril de 2014

Prefeitura registra atendimento recorde em saúde no Itaqui-Bacanga


São Luis - A Prefeitura de São Luís registrou um número recorde de atendimento na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga no mês passado: 21 mil pessoas foram recebidas para tratamento nas mais diversas áreas médicas disponibilizadas na unidade e este mês o número já supera a marca. O hospital fica estrategicamente localizado em uma das áreas mais populosas da capital.

Os números refletem as ações planejadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para aperfeiçoar o atendimento e ampliar os serviços da rede municipal de saúde. A diretora geral do hospital, Natália Ribeiro Mandarino, destaca o avanço no atendimento clínico-ambulatorial. Segundo ela, a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga tem sido uma referência no serviço de urgência 24 horas, na região. “Temos a constante preocupação de não voltar ninguém para casa sem o atendimento necessário”, afirmou a Natália Ribeiro.

O alto índice de atendimento à população é traduzido pelas dezenas de serviços especializados oferecidos na unidade, muitos deles considerados raros, como o do setor de Nefrologia, que acolhe pacientes com complicações renais. Ao todo, a especialidade recebe 30 pacientes por semana. O hospital possui dois médicos clínicos gerais atendendo durante o dia e outro no plantão noturno. Ao todo, disponibiliza 26 leitos de internação e seis de observação.

O hospital conta ainda com atendimento ambulatorial nas áreas de cardiologia, pediatria, angiologia, clínica geral, endocrinologia, ginecologia e enfermagem. Possui laboratório funcionando 24 horas para exames clínicos de emergência, testes rápidos de HIV e dengue, exames radiológicos e atendimento de imunização.

Outro importante benefício oferecido à comunidade é a Central de Marcação de Consultas localizada dentro da unidade, o que facilita o agendamento de procedimentos médicos sem que a população saia do bairro.

Conforme a diretora Natália Ribeiro, a unidade destaca-se ainda por ser a única a atender de segunda a segunda, no setor de curativos. A gama de serviços ofertados na unidade inclui atendimentos especiais a pacientes com tuberculose e hanseníase, oferecendo desde os exames específicos para detecção do problema até o tratamento da doença.

AÇÕES

Neste sábado (26), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a secretária de Saúde, Helena Duailibe, entregam à população o laboratório do Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão, e participam do dia D da vacinação contra a gripe.

O laboratório oferecerá serviços como exames clínicos de sangue, urina, fezes e glicemia e tem capacidade de atendimento diário de até 160 pessoas. O novo espaço integra o conjunto de ações que serão implementadas para aumentar a eficácia dos serviços do Centro Yves Parga. A partir da próxima segunda-feira (28), o setor de nebulização da unidade será reativado.

Também neste sábado o prefeito visitou o Hospital da Mulher, onde um novo serviço para a população será iniciado: a Unidade Referenciada em Neurocirurgia.  A ala de Neurocirurgia de alta complexidade conta com 11 leitos de enfermaria e cinco leitos de UCI (Unidades de Cuidados Intermediários), além de equipamentos modernos e ambiente totalmente climatizado, garantindo conforto e segurança aos pacientes. A abertura do setor visa à otimização do atendimento da rede de urgência e emergência, desafogando os Socorrões e reduzindo as macas nos corredores.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar