23 de abril de 2014

UFMA entrega casa do estudante no Campus

São Luis - As 33 estudantes da Universidade Federal do Maranhão que residiam no Lar Universitário Rosa Amélia Gomes Bogéa (LURAGB), no Centro, passaram o feriadão de casa nova. Na quinta-feira, 17, elas foram transferidas para a nova residência provisória do estudante no campus do Bacanga. 
 
A mudança foi feita com o apoio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e da Prefeitura de Campus, que montaram toda a estrutura e logística para a operação. As estudantes se instalaram nos quartos previamente escolhidos por elas. Segundo a pró-reitora Cenidalva Teixeira, a distribuição foi definida em comum acordo. “Nós desenhamos um croqui da casa, para fazer o mapeamento e divisão das alas, uma vez que a residência provisória abrigará tanto as meninas quanto os meninos. Toda a divisão dos quartos e compartimentos foram feitos na presença dos moradores”, explica. 

Anacleta Cordeiro, estudante do curso de Artes Visuais e coordenadora da residência feminina, estava feliz com a mudança, uma vez que diz acreditar que na nova residência haverá mais segurança, principalmente para aquelas que estudam no período noturno. Ela concorda com a criação do regimento interno único da casa, para normatizar a utilização dos espaços e disciplinar o uso entre todos os novos moradores. O regimento, elaborado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) juntamente com os moradores das quatro residências universitárias foi aprovado de modo consensual. “Com a criação da Pró-reitoria, o atendimento está bem melhor, porém, ainda é cedo para avaliar o todo, visto que a pró-reitoria é recente. Esperamos que ela faça o melhor para os estudantes da Universidade”, considera.

Para garantir mais segurança e conforto para os moradores, a UFMA adquiriu móveis e utensílios domésticos, como beliches, colchões, travesseiros, sofás, armários de parede, geladeira, artigos de cozinha, como panelas, pratos talheres e copos, além de ventiladores novos. O prédio está equipado com sistema anti-incêndio, salas de apoio, uma cozinha com fogão industrial, três banheiros, sala de estudos e 28 quartos, com capacidade para acomodar de quatro a cinco pessoas, cada. 

Cada uma das estudantes recebeu uma chave da porta principal da casa. “Assim que os meninos residentes na casa CEUMA se mudarem, daremos o mesmo tratamento a eles. A gestão atual trabalha em comum para todos os estudantes, afinal, a pró-reitoria foi criada para assistência estudantil, ou seja, para assistir a todo o corpo discente da nossa Universidade”, enfatiza. 

A mudança dos universitários que residem na casa CEUMA está prevista para o dia 26. Os próximos serão os do Centro Guaxenduba, em data ainda a ser definida. Quanto aos moradores da REUFMA, estes permanecerão no prédio, uma vez que é de propriedade da UFMA e, portanto, não há impedimentos para realizar obras e melhorias em sua estrutura quando necessário. 

Os estudantes ocuparão a casa provisória até a conclusão da residência estudantil definitiva, conforme acordo mantido entre a administração superior da instituição, o Ministério Público e os representantes estudantis “Nosso objetivo é aumentar a capacidade de vagas para atender o maior número de estudantes possível, o máximo de até 80 moradores nesta residência”, explica a pró-reitora.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar