15 de maio de 2014

A ridícula pretensão de um filhote de lobo*

Wagner Baldez*

Sendo o lobo um ser reconhecidamente matreiro, Lobinho admite que, usando dessa finória qualidade, encontrará os recursos necessários para ocupar a toca dos leões!

Embora sabendo das dificuldades, jamais desistira dessa empreitada, principalmente por sentir-se dominado pela fascinação com o poder: força genealógica que lhe eriça o pêlo, sobretudo a partir do momento em que o PAI LOBO assumiu a governança do Estado.

Ao analisar cuidadosamente a situação política, o que de imediato lhe ocorreu foi a certeza de nunca o seu nome ter sido cogitado para a sucessão do governo do Estado, figurando, isto sim, o nome do Luis Fernando como imposição do clã Sarney.

Talvez porque Dona Roseana tenha imaginado que por pertencer seu candidato à comunidade ribamarense, sendo, inclusive, seu representante na Prefeitura, teria a bênção e o milagre operado pelo santo-padroeiro da urbe. Mas São José de Ribamar não operou o milagre esperado, já que a preferência do eleitor pelo candidato oficial empacou nos 12%.   

Diante de situações nebulosas, o lobo, animal notívago por natureza, sente-se mais à vontade em seus passos. Com calculada desenvoltura, Edinho Lobinho apresenta-se como o único disposto a abocanhar o butim palaciano das famélicas hienas bajuladoras da corte, e lança-se candidato à sucessão governamental!

Muita cautela deverá ter a ovelha – o eleitor desavisado que vê o moço na televisão com ares de Lobo-homem. Pois, quais as reais qualidades que Édson Lobão Filho possui para pleitear o mais expressivo cargo do Estado? Que nos apresente uma única contribuição em favor do engrandecimento do Maranhão!

O que o povo sabe de seus notáveis feitos é ter enriquecido como fabricante de “pães de ouro”, na Serra Pelada, no exíguo período de três anos!!! E olha que nem o proprietário da Panificadora Cristal, o José Frias, considerado o maior do ramo neste Estado, conseguiu em seus 50 anos de atividades o que o miraculoso Edinho amealhou naquela época!!!

O que o maranhense sabe, também, é que quando o LOBO PAI era governador, o filho tornou-se conhecido por Edinho 30.

No conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”, dos irmãos Grimm, a assustada menina pergunta ao lobo mau: “Mas para que serve essa boca assim tão grande?!” Os contratados pelo Estado à época do governo-pai sabiam a resposta na ponta da língua: a boca de Lobinho – comenta-se, abatia quase um terço de toda negociata com o governo do Estado.

Entretanto o fato imbatível de sua biografia foi ter ultrapassado o campeão mundial de velocidade, Airton Senna. Este, segundo farta divulgação da mídia nacional, teria sido entrevistado pelo Jô Soares em 1990 sobre a compra de uma mansão e sobre se teria enriquecido.

Deixemos a resposta com o próprio Senna: “Comprei a casa em várias parcelas. Rico mesmo é o filho do governador do Maranhão, que comprou uma mansão ao lado, maior que a minha, à vista, e em dinheiro vivo”.

Airton Senna, era do Brasil; mas Edinho Lobão, pasmem, era do Maranhão!!!

É claro que se alguém se dispuser a mensurar o perfil dos dois pré-candidatos(?) a ocupantes do Palácio dos Leões, não há de ter dúvidas que o Luis Fernando é mais palatável ao eleitorado maranhense. Ora, se mesmo nessa mais cômoda posição, não conseguiu ir além dos 12% de intenções de votos, imagine-se o que estará reservado ao enteado político Lobinho?!

Mas Edinho deve pensar de si para si: podia não ter a proteção de santo, mas nas noites de lua cheia, os lobos adquirem estranhos poderes mágicos de transmutação, conforme rezam as lendas.

Por isso, todo maranhense de bem deve nesse 03 de outubro cortar pela raiz a maldição, afastando de nosso convívio o candidato da situação de sinistras intenções. Que vá esse filhote de lobo procurar sua matilha lá pras matas do Mirador, pródigas dos de sua espécie!   





                                          *Escrito em co-autoria com Simei Ribeiro (servidora pública)



                                          Wagner Baldez é servidor  público  aposentado,  membro do

                                          Comitê  de  Defesa  da  Ilha,  um dos fundadores do Instituto   

                                          Maria Aragão e integra a Executiva Estadual do PSOL/MA)


Um comentário:

  1. Parabéns pelo comentário.
    Só ratificando a eleição deste ano será dia 05/10/2014.

    ResponderExcluir

quero comentar