24 de maio de 2014

Investimentos na Cidade Universitária da UFMA credenciam São Luís a sediar grandes eventos

Centro de convenções da UFMA
São Luis - A Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)conta, hoje, com uma estrutura completa para sediar grandes eventos. Recém-inaugurados pelo reitor Natalino Salgado, o Centro Pedagógico Paulo Freire, o Centro de Convenções, o Núcleo de Esportes, a TV UFMA, o Centro de Pós-graduação do CCSO e CCH, entre outros, estão prontos para acolher encontros nacionais e internacionais. Dezenas de espaços já estão em funcionamento e outros aguardam para ser inaugurados, como é o caso da Pista Olímpica de Atletismo. Além disso, muitos novos prédios já estão sendo construídos no interior do estado. 

Natalino Salgado se diz orgulhoso do impacto que estas obras têm trazido ao Maranhão. “Estamos atraindo eventos importantes para o estado, que trazem consequências positivas como a conquista de turistas, o que movimenta nosso mercado e também amplia o nosso intercâmbio, seja na área de Exatas, Humanas ou da Saúde”, declara.

Todos os anos, a UFMA é sede de diversos encontros, alguns exclusivos para professores e outros de ordem estudantil, o que só é possível por conta da estrutura oferecida. Foi o caso da SBPC, evento que reuniu mais de 30 mil pessoas do Brasil e do mundo, que teve como tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais Para Enfrentar a Pobreza” e contou com a presença de todos os setores da sociedade, além da importante participação do Prêmio Nobel de Química, o israelense Daniel Shechtman.

Ainda com foco na inclusão social, a UFMA pela terceira vez foi sede da Ação Global. O evento contou com a participação de mais de 2000 voluntários e teve uma média de 139.000 atendimentos para 45 mil pessoas. Com um amplo espaço, a Instituição ofereceu toda a comodidade e conforto para que a população fosse atendida da melhor forma possível.

Outro evento importante realizado com grande êxito e que contou com toda a estrutura da UFMA foi o18º Congresso Internacional de EaD, que contou com expositores do Brasil, EUA, Canadá, Inglaterra, Portugal, China e Equador.   

A UFMA dispõe também de um Centro de Convenções, inaugurado em 2013, que pode receber até 2.500 pessoas e é o local onde são realizadas as cerimônias de Colação de Grau, não havendo mais a necessidade de alugar outros espaços. Hoje em dia, a UFMA cede para outras universidades o local para que elas realizem os seus eventos.

O Centro Pedagógico Paulo Freire, inaugurado há quatro anos, além de abrigar 80 salas de aula e administrativas, tem auditórios com capacidade para até 600 pessoas, além de oferecer restaurante e uma ampla área de vivência. A Concha Acústica faz parte da valorização cultural da Universidade, recebendo vários shows e funcionando como palco da apresentação de novos expoentes da música local. Um novo auditório central também foi inaugurado com capacidade para mais de 300 pessoas e está totalmente adaptado às normas de acessibilidade.

A inauguração da Pista Olímpica, importada do Canadá, construída com padrões internacionais, a mesma utilizada nas Olimpíadas de Londres, passará a integrar o Complexo Esportivo ainda este ano, com o quê a UFMA já visa à realização de muitos eventos esportivos. 

Além de todos os pontos positivos gerados pela entrega das novas obras, os grandes eventos advindos dessa estrutura e da sua capacidade de acolhimento atraem muitos turistas, o que contribui decisivamente para impulsionar a economia da cidade. São Luís já é um reconhecido polo turístico, seduzindo muitos visitantes todos os anos. Só em 2013, para se ter uma ideia, a cidade recebeu 800 mil visitantes, segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), boa parte deles oriundos do turismo de negócios ou eventos. Nessa última modalidade, a Universidade Federal do Maranhão vem contribuindo, decisivamente, para atrair cada vez mais pessoas de outras cidades, estados e países à capital maranhense.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar