12 de junho de 2014

Carreata abre Festejo de São João Batista, em São Luís!

São Luis - Reativada como Paróquia em 2012, a igrejinha quatrocentenária de São João Batista, no Recanto dos Vinhais, iniciará com uma grande carreata, no dia 14 de junho, às 14h, sábado, a festa do padroeiro, denominada “Festa das Águas”, que termina no dia 24 de junho. Nesse ano, o tema será alusivo a Campanha da Fraternidade 2014, “São João Batista, modelo de fé, preparai o caminho da libertação”. A carreata sairá da Praça Maria Aragão e seguirá pelas principais avenidas da cidade até a Igreja matriz, no Recanto dos Vinhais.

 “O nome Festa das Águas remete a pessoa de São João Batista: o batizador de Jesus. E o elemento físico necessário para o batismo é a água. Escolhendo esse nome para nosso festejo, queremos lembrar esse elemento vital para todos nós e dizer que, além de uma festa folclórica popular, o São João deve nos fazer lembrar a missão do santo e a missão de todo batizado: anunciar Jesus”, explica o pároco de São João Batista, padre Jadson Borba. Por isso, todos os dias na Paróquia haverá aspersão de água benta, para que todos levem este símbolo de vida e de benção para suas famílias.

 Na Festa das Águas também tem Largo para festejar o padroeiro!
Além da programação religiosa, com novena diária e missas, a comunidade do Recanto dos Vinhais está preparando um lindo arraial para toda a família, com bumba-meu-boi, quadrilhas, cantores maranhenses e várias outras manifestações culturais, que irão abrilhantar a Festa das Águas. 

 Entre as atrações confirmadas está o boizinho Barrica, que será a brincadeira do primeiro dia do festejo, dia 15/6. E no último dia, quem brincará no arraial da Festa das Águas é o batalhão do boi de Nina Rodrigues. Um ponto importante a destacar do festejo é a ausência da venda de bebidas alcoólicas, o que torna o ambiente apropriado para receber toda a família, desde o adulto até as criancinhas.

A Festa das Águas traz várias surpresas e lembranças boas para se levar do São João! Serão produzidos postais, a partir de registros fotográficos, com captura dos momentos mais bonitos da festa do padroeiro, que serão lançados no aniversário de fundação da Paróquia, dia 20 de outubro. E além da decoração primorosa, com bandeiras, balões e claro, fogueira, que enfeitarão o largo da igrejinha histórica, a comunidade preparou também várias lembranças para os visitantes levarem de São João como: almofadas, camisas, chaveiros, chinelos e terços, com a estamparia do santo e mote da Festa das Águas desse ano. Também serão vendidos DVDs que contam a história da comunidade, com um documentário produzido e dirigido pelo famoso cineasta maranhense, premiado nacionalmente, Murilo Santos.  

 E para quem vai acompanhar a novena de São João Batista, ela começa dia 15/6, domingo, e continuará sempre às 19h. Após a novena, tem missa diária às 19h30 e após a missa, o largo. No dia do padroeiro, 24/6, haverá Batizados às 9h e a celebração eucarística das 19h30 será presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário. 

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar