15 de junho de 2014

Diversidade cultural marca abertura do São João de São Luís

São Luis - A abertura oficial da programação do São João de São Luís, ocorrida na última sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão, foi marcada pela diversidade cultural das manifestações tipicamente maranhense. Os tradicionais sotaques de matraca, baixada e orquestra, representados pelos bois da Maioba, da Floresta e de Axixá deram o tom da festa. Também houve apresentações do Boizinho Barrica, Cacuriá de Dona Teté e shows com os cantores Smith Junior, Marinaldo do Forró e a banda Cambada do Forró.

Com o tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é aqui”, a festa começou às 20h, na Praça Maria Aragão. Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), o arraial ao ar livre da Maria Aragão terá em sua programação um total de 209 atrações, selecionadas por meio de edital, que vão mostrar a diversidade de ritmos, sotaques, cores e folguedos que marcam a cultura popular maranhense.

“O arraial foi organizado para gente ver os grupos de bois, quadrilhas, dança portuguesa, tambor de crioula, cacuriá, mas também foi montado e organizado para que as pessoas viessem para cá dançar forró, participar de um baile e se reunir com os amigos”, explicou o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

A primeira atração da noite foi o Boizinho Barrica, saudada por fogos de artifício e uma discreta chuva, que não impediu o público de dançar, cantar e tirar fotos com os integrantes da Companhia Barrica. “A festa junina de São Luís do Maranhão, distinta, rica e belíssima é uma forma de afirmar nossa cultura, com nossos artistas, produtores e todos aqueles que são amantes dessa linda cultura”, destacou José Pereira Godão, autor de vários sucessos do grupo.

Em seguida, o espaço foi ocupado pelo cantor Smith Junior, com o show “Umbigada Certeira”. No repertório, músicas em homenagens a nomes como Zeca Baleiro, Gilberto Gil e aos grupos de boi da Maioba e de Axixá. Durante a apresentação, ele fez questão de ressaltar a importância da seleção dos grupos folclóricos e artistas por meio de editais da Func.

O Boi da Maioba, terceira atração da noite, saudou o público com o Hino Nacional. O cantor Chagas, para a temporada 2014 do grupo, agora conta com os jovens cantadores Darlan e Jailson. Além das toadas deste ano, o Bumba Boi relembrou sucessos como “Se não existisse o sol”, acompanhado pelas vozes do público.

Além das apresentações no palco principal, há também espaços destinados ao Forró, com shows programados para os 17 dias dos festejos, ao artesanato - ocupado por 30 artesãos a cada noite da programação -e barracas com comidas e bebidas típicas do período junino.

O aposentado João Damasceno da Silva levou a família para a abertura do festejo. Ele aprovou a programação e o espaço do arraial de São Luís. “Particularmente, gosto muito de vir ao arraial da Maria Aragão. A localização da praça ajuda bastante e a gente tem a oportunidade de olhar as brincadeiras bem de perto”, afirmou João Damasceno, que estava acompanhado pelos filhos e netos.

O Cacuriá de Dona Teté também encantou as pessoas que foram à Maria Aragão prestigiar os grupos folclóricos. “Sou fã do grupo. Quando sei que tem apresentação, saio convidando todo mundo. É muito bonito ver a coreografia dos dançarinos”, disse a estudante secundarista Ana Cecília Amaral.

As apresentações dos bois da Floresta e de Axixá também fizeram o público dançar no ritmo dos instrumentos. O grupo de Mestre Apolônio se apresentou no palco da Maria Aragão com seus conhecidos cazumbás. Já o boi de Axixá fez merecida homenagem aos seus fundadores, Francisco Naiva e Donato Alves.

BARRACAS
O Terreiro da Maria foi enfeitado com bandeirolas em um estrado montado em frente ao palco principal da praça, além de totens com figuras estilizadas da cultura local. O espaço conta ainda com barracas das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), da própria Func, de Turismo (Setur) e apoio das Secretarias de Obras e Serviços Púbicos (Semosp), Planejamento (Semplan), Trânsito e Transportes (SMTT), Comunicação (Secom) e Instituto de Paisagem Urbana (Impur).

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar