12 de junho de 2014

Eleições 2014: PCdoB dividido no MA?


Pode estar acontecendo algo inédito no braço maranhense do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Para quem conhece minimamente o funcionamento do partido do ponto de vita da sua doutrinas e princípios percebe algo de estranho no ar, e o caso recente envolvendo a vereadora Rose Sales (reveja) pode dar uma pista sobre o momento atual por que passa o comunismo do Brasil no nosso estado.

O PCdoB é orientado pelo princípio leninista do centralismo democrático. Nos documentos do PCdoB encontra-se a definição do que é o centralismo democrático. Vejamos:

“O centralismo democrático, espinha dorsal da estrutura partidária, é um princípio organizativo e um dos principais elementos na formação ideológica do militante comunista. É uma das principais armas do proletariado na luta pela conquista do poder político e posteriormente para a consolidação da ditadura do proletariado. Não é por acaso que todos os que se opõem a esses objetivos da classe operária atacam raivosamente o centralismo democrático e tudo fazem para destruí-lo. Para funcionar bem e dirigir as massas de acordo com um plano, o Partido deve estar organizado sobre a base do centralismo, com estatutos únicos, com uma disciplina partidária igual para todos, com um só órgão de direção à frente, a saber: o Congresso do Partido e, nos intervalos entre congresso e congresso, o Comitê Central, com a submissão da minoria à maioria, das diferentes organizações inferiores às superiores. Sem ajustar-se a estas condições, o Partido da classe operária não pode ser um verdadeiro partido nem cumprir com seus deveres de direção do proletariado.” (Resolução do 6º Congresso Nacional).

Numa palavra: a concepção de construção partidária do PCdoB não cabe divisionismos e muito menos formação de correntes internas como, por exemplo, acontece no PT.

Ocorre que desde que Flávio Dino chegou no PCdoB, o partido abriu-se muito a ponto de filiar pessoas que nunca sequer viram uma foto de Marx, Engels ou Lênin, pois o inchaço do partido é parte da estratégia para o pré-candidato a governador ganhar capilaridade no Maranhão afora.

O Blog do Robert Lobato apurou que essa crise envolvendo a vereadora Rose Sales é apenas a ponta do iceberg na crise de concepção que estaria tomando conta do PCdoB maranhense, onde de um lado está os dinistas e do outro lado os dirigentes e militantes mais históricos que não aceitam o direcionamento dado ao partido.

O dinistas querem e trabalham pela eleição de Rubens Pereira Júnior para deputado federal, já a maioria dos históricos prefere apostar na candidatura de Rose Sales para ocupar uma das 18 vagas na Câmara dos Deputados.

Mas não é só isso.

O PMDB E SARNEY
Outro ponto polêmico que tem dividido os comunistas do PCdoB no Maranhão é a postura considerada “apolítica” que os dinistas têm demonstrado em relação ao PMDB e ao Sarney.
Não que os chamados históricos sejam favoráveis a uma aliança local entre comunistas e peemedebistas, mas, segundo informações que chegaram ao Blog do Robert Lobato, o PCdoB não costuma fazer com que as questões políticas locais se sobreponham às nacionais, ou seja, no entendimento de dirigentes graúdos do Comitê Central, o PMDB e o Sarney são aliados do projeto nacional ora em curso no país o qual os comunistas apoiam incondicionalmente.

Outro dado importante apurado por Bob Lobato diz respeito ao próprio relacionamento de Flávio Dino com o presidente nacional Renato Rabelo. O comunista maranhense não teria aval para fazer tudo o que deseja no estado e alguns casos tem levado até puxão de orelha do comando nacional, em São Paulo.

O presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Márcio Jerry (petista até 2008), em resposta a um comentário feito pelo blogueiro no Twitter sobre essa questão de formação de correntes no partido, afirmou: Não há absolutamente nenhuma corrente no PCdoB. Somos radicalmente democráticos, mas somos também radicalmente unidos”.

Fonte: Blog Robert Lobato
BNC Eleições 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar