14 de junho de 2014

Estudantes da rede municipal são premiados em Olimpíada de Matemática

São Luis - Representantes da Prefeitura de São Luís acompanharam nesta sexta-feira (13) a premiação dos estudantes da rede municipal de ensino na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Receberam a honraria alunos das Unidades de Ensino Básico (U.E.B.) Salomão Fiquene, no Tibiri; Luís Viana, na Alemanha; e Justo Jansen, no Centro. A solenidade de premiação foi realizada nesta tarde no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Os estudantes premiados receberam, cada um, uma medalha de bronze e um diploma de participação no certame. A cerimônia contou com a presença do titular da Secretaria de Educação (Semed), Geraldo Castro. Ele parabenizou os estudantes e destacou o empenho da rede municipal de ensino na aplicação das provas da OBMEP.

“Agradecemos o esforço de professores, coordenadores pedagógicos e gestores, que se mobilizaram na realização desta Olimpíada nas escolas da nossa cidade. No ano que vem, convocamos estes brilhantes estudantes a participar mais uma vez. Tenho certeza de que conseguiremos resultados ainda melhores”, disse Geraldo Castro.

Para a coordenadora regional da OBMEP, Valdiane Sales Araújo, são os professores e os gestores das escolas os maiores incentivadores à participação dos estudantes no concurso. “Onde estiver uma escola pública, a Obmep está lá, desde que gestores e professores se dediquem e queiram participar. São eles que fazem a Olimpíada acontecer no Brasil inteiro”, disse a coordenadora.

Também estavam presentes à cerimônia o reitor da UFMA, Natalino Salgado; a coordenadora regional da OBMEP, Valdiane Sales Araújo; o coordenador regional de iniciação científica da OBMEP e professor do departamento de matemática da UFMA, João de Deus Mendes da Silva; além dos estudantes premiados, seus professores, familiares e gestores escolares.

RESULTADOS
Talisson Felipe Nogueira Farias, estudante do 8º ano da UEB Salomão Fiquene, soube pelo professor que receberia uma medalha pelo seu desempenho na Olimpíada. “Achei a prova difícil. Nem imaginava que teria uma boa pontuação. Quando o meu professor me falou, foi a maior surpresa”, contou.

O professor de matemática de Talisson, Vicente Paixão, disse que a chave para o sucesso é o incentivo. “Trabalhamos em uma área que, por ser na zona rural, já tem diversas carências e dificuldades. Então cabe ao professor se desdobrar, ficar próximo dos estudantes, chamar a atenção no momento correto”, enumerou. 

Na U.E.B. Luís Viana, a estudante Elaine Viegas Pereira esteve entre os premiados com medalhas. Enquanto na U.E.B. Justo Jansen foi premiada a estudante Guo Ruina. A gestora da unidade, Serligia Furtado, comemorou o resultado.

“A Semed tem sido uma grande aliada, uma parceira ao oportunizar aos nossos professores as formações e oferecer o suporte para a realização da OBMEP. Foi fundamental para que agora tenhamos esse momento tão especial, que é gratificante para nós, para as famílias e para o nosso prefeito”, disse a gestora. 

SOBRE A OLIMPÍADA
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática está em 2014 na sua 10ª edição. O objetivo é estimular o estudo da Matemática, revelando possíveis talentos na área. Atualmente, a parceria da Prefeitura de São Luís com a UFMA e a organização da Olimpíada abrange também a formação de 45 professores de matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é capacitar ainda melhor esses professores para o ensino dos conteúdos dessa área do conhecimento, para que eles promovam atividades de solução de problemas do tipo desafio para os estudantes.

BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar