14 de junho de 2014

Maracanã estreia na Copa do Mundo da FIFA™ como estádio sustentável

Rio de Janeiro - A estreia do Maracanã na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014™, neste domingo (15/6) durante o confronto Argentina x Bósnia, será marcada pelo desempenho sustentável do estádio, que conquistou o selo prata da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). A certificação é concedida pelo US Green Building Council (USGBC) e é considerado o principal selo para edificações no mundo. Além da eficiência energética e da economia de água, o projeto de um estádio verde também inclui a diminuição nas emissões de CO2, que causam o efeito estufa, melhoria nas condições do ambiente e otimização do uso de materiais de construção.

O Maracanã foi avaliado de acordo com sete critérios: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional.

“O Maracanã já sai vencedor antes mesmo de sua estreia na Copa do Mundo da FIFA™. Nosso objetivo é tornar o estádio cada vez mais sustentável, não só em dias de jogo, mas no cotidiano do funcionamento do Maracanã. Hoje, contamos com a usina fotovoltaica, temos os reservatórios que acumulam água da chuva para reutilização e fazemos a coleta seletiva dos resíduos produzidos diariamente no estádio”, comentou João Borba, presidente da concessionária Maracanã. 

Durante a reforma do estádio, foram instaladas placas fotovoltaicas na superfície que cobre as arquibancadas, de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 400 mil kW/h por ano. A usina fotovoltaica é capaz de produzir energia equivalente ao consumo de 240 residências e colabora para a redução do consumo do estádio. O projeto, financiado pela Light e Eletricité de France (EDF), é suficiente para fornecer 9% da energia necessária para o funcionamento do Maracanã.

O estádio ainda conta com dispositivos economizadores e um sistema de captação de água de chuva na moderna cobertura, o que reduziu o uso de água potável em 50% e de água no geral em 40%. A água de chuva captada no teto é utilizada na irrigação do campo e funcionamento dos banheiros, que contam com torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.
 
O Maracanã também fechou parceria com a Recicla Rio, rede formada por cinco cooperativas de catadores da Zona Norte do Rio de Janeiro, e conta com uma equipe de trabalhadores para separar o material reciclável dos resíduos produzidos diariamente no estádio.  Além de contribuir para a geração de trabalho e receita das cooperativas com os recicláveis coletados, os catadores também contam com uma renda fixa mensal, custeada pelo Maracanã e prevista quando o projeto foi implementado, em fevereiro deste ano. A parceria permite o reaproveitamento de sete toneladas por mês de materiais recicláveis, como latas de alumínio, papel, papelão e plástico.

Sistema LEED

A Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, utilizado em 143 países, com objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Criada pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA (USGBC) em 2000, a certificação chegou ao Brasil em 2007 e é considerado o principal selo para edificações no país. Atualmente, o Brasil conta com 90 edificações certificadas. É o quarto país com maior número de registros no ranking mundial.

BNC Copa do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar