2 de junho de 2014

Prefeito Edivaldo determina revitalização de praças em diversos bairros

Praça no Cohatrac foi totalmente reformada e deve ser entregue à população ainda em junho
São Luis - O prefeito Edivaldo determinou a revitalização de espaços públicos priorizando o uso na área de esporte, lazer e atividades culturais. A medida beneficia praças de quatro bairros da capital com recursos do setor de Operações Urbanas da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Semurh). Também estão alinhadas com a política de governo as intervenções previstas nos logradouros do Centro através do PAC Cidades Históricas.

Entre os locais beneficiados com os recursos da Semurh está a praça na interseção entre a Avenida Contorno Norte com a Avenida Contorno Leste​,​ no Cohatrac. O espaço foi totalmente reformado e deve ser entregue à população ainda em junho. O local recebeu nova pavimentação, canteiros paisagísticos, playground, equipamentos para ginástica ao ar livre, sinalização, rampas de acesso, entre outros benefícios.

Segundo a coordenadora de Operações Urbanas da Semurh, Joseana Cristina Anchieta, as obras serão iniciadas em outras quatro praças da cidade, cujos projetos arquitetônicos estão prontos para serem executados a partir da primeira quinzena de junho. Entre os locais contemplados está a praça em frente ao antigo cinema do bairro do Monte Castelo, o logradouro próximo ao Circo Escola na Cidade Operária e os espaços nos bairros Ipase de Baixo e Barramar.

Os projetos arquitetônicos de todos os logradouros citados contemplam a implantação de novos equipamentos, pavimentação, paisagismo, iluminação, sinalização, rampas de acesso, entre outras benfeitorias. “É apenas o começo de uma série de projetos que temos para implantar na cidade, visando à melhoria da infraestrutura de lazer nos bairros e, consequentemente, da qualidade de vida da população, ​a partir do direcionamento do prefeito Edivaldo”, enfatizou Joseana Anchieta.

Especificamente no Barramar, a Semurh desenvolverá um plano de padronização para adequação dos quiosques de lanches ao projeto arquitetônico da praça. O processo de execução do plano deverá ser realizado pelos proprietários dos quiosques.

PAC CIDADES HISTÓRICAS
Além das praças em bairros da capital, ​está em execução um projeto para restauração de 45 logradouros da capital​, que integra​ o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Desenvolvido com recursos do governo federal, programa prevê a aplicação de recursos no valor de R$ 133 milhões em São Luís. Com as intervenções, serão beneficiadas as praças Deodoro, João Lisboa, Alegria, Pantheon e Largo do Carmo.

Segundo o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, as primeiras ações para a implantação do programa na capital foram iniciadas, nas praças do Pantheon e Deodoro. A Prefeitura está promovendo os serviços de mobilização e logística, como a desocupação, limpeza e isolamento de alguns setores. Os editais de elaboração dos projetos de melhorias dos logradouros já foram publicados e as obras deverão iniciar em janeiro de 2015.
Também está adiantado o processo que prevê a restauração da Praça da Alegria. O edital para a elaboração do projeto foi lançado, mas não houve empresas habilitadas conforme os critérios definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O edital será republicado e a previsão é que ainda este ano sejam iniciados os serviços de melhorias da pavimentação e infraestrutura do local.

Para a requalificação da Praça João Lisboa e Largo do Carmo, foram iniciados estudos para o abrigo da João Lisboa. O espaço faz parte do processo de intervenção e reurbanização da área. A obra contempla também o restauro das fachadas da Igreja do Carmo e do Hotel Ribamar e tem início previsto para o primeiro semestre de 2015.

Além das praças, também fazem parte das ações aprovadas no PAC das Cidades Históricas em São Luís a restauração da Escola de Música do Maranhão e do sobrado da Baronesa de São Bento (onde funciona a Coteatro); a conservação do Teatro João do Vale, a restauração da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa; restauração da Igreja de Santo Antônio; entre vários outros logradouros.

 Fotos: Honório Moreira
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar