24 de junho de 2014

Reitor Natalino Salgado entrega mais de 500 livros para a comunidade do Sá Viana

São Luis - O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, doou mais de 500 livros entre títulos de literatura e história maranhense do seu próprio acervo para a Biblioteca Antônio Vieira, da Associação dos Moradores do Sá Viana. O líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do Sá Viana, Alex Kennedy Rodrigues, enfatizou que, pela primeira vez, a UFMA tem um reitor visionário, empreendedor do conhecimento e humano, preocupado com as causas sociais. “A Universidade tem dado a devida atenção às comunidades do Sá Viana e do Jambeiro oferecendo projetos e pesquisas que beneficiam nossa comunidade e, isso pode ser demonstrado com a doação de mais de 500 livros para a biblioteca da união dos moradores que servirão de pesquisa e leitura para todas as idades”, afirmou.

Para o reitor Natalino Salgado, o objetivo da doação destas obras é incentivar na comunidade o hábito da leitura, garantir acessibilidade para todos à cultura e servir de fonte de pesquisa sobre a vida e a obra de autores literários nacionais. Além da entrega deste acervo o reitor, acompanhado do prefeito de Campus, Guilherme Abreu, do engenheiro César Braga, do diretor do Departamento de Planejamento, João de Deus e dos representantes das comunidades do Itaqui-Bacanga vistoriaram as áreas que circundam a UFMA para verificar como está sendo feita a drenagem das águas das chuvas – fluxos e refluxos-, problema que tem afetado os moradores residentes nos baixios das comunidades.

Foi discutido também, em conjunto com a prefeitura, soluções para a retirada do lixo acumulado nos bueiros e calçadas que impedem a vasão da água da chuva e arrasta o lixo para as residências. Outra providência a ser encaminhada é a recuperação das calçadas que estão rompidas em alguns trechos, dificultando o tráfego da comunidade e contribuindo para os altos índices de acidente na área. Na visita, o reitor autorizou o reparo das calçadas que ainda fazem parte dos muros da Universidade.

O presidente da associação agradeceu o apoio da Universidade, ressaltando a sensibilidade do reitor para os problemas comunitários, sobretudo, em relação à restauração do calçamento que envolve o muro da UFMA. A recuperação dos trechos deverá beneficiar os moradores das comunidades do Sá Viana e Jambeiro, além de recuperar a tubulação de esgoto no Jambeiro e a tubulação que será feita na curva que dá acesso ao Sá Viana. “A comunidade agradece a parceria com o reitor Natalino Salgado e a UFMA pelo desenvolvimento das comunidades que passam por problemas sociais sérios”, frisou Alex Rodrigues.

BNC Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar