16 de julho de 2014

Médicos estrangeiros participam da aula inaugural do Programa Mais Médicos em São Luís

São Luis - A UNA-SUS/UFMA recepcionou, nesta terça-feira, 15, os médicos estrangeiros, na maioria cubanos, do Programa Mais Médicos, realizando a aula inaugural do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde. O evento aconteceu no Auditório Central da Cidade Universitária da UFMA, em São Luís.

O curso, com duração de 12 meses e carga horária de 450 horas, visa qualificar esses profissionais para atuação na Atenção Básica com foco para Estratégia de Saúde da Família, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, Nair Portela deu as boas-vindas aos médicos e novos alunos, reforçando o papel desta qualificação para o desenvolvimento de cada um, além de falar da importância e desenvolvimento dos serviços prestados por esses médicos à sociedade.

A coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, destacou o compromisso que a Universidade tem em ajudar esses novos alunos: “Nós teremos o maior prazer em mediar o processo de aprendizagem nessa jornada, reconhecendo que os alunos exigem dedicação e terão todo o nosso apoio”, reforça.

Ana Emília ainda destacou o apoio, desde o início, do reitor da UFMA à execução do projeto e enfatizou as parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Aberta do SUS (UNASUS).

Em sua fala, a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos no Maranhão, Isabel Macêdo, também deu as boas-vindas aos novos alunos e agradeceu a parceria da UNA-SUS/UFMA na elaboração do Programa.

Com grande otimismo em relação aos resultados positivos do Programa no Maranhão, a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Loyola, agradeceu a presença de todos os médicos, ensejando o aumento nos atendimentos e melhorias da saúde no Estado.

Falando em nome dos tutores do Programa e dos médicos supervisores, a tutora do Programa Mais Médicos da UFMA, Luciane Maria Oliveira Brito, reforçou o papel do tutor no acompanhamento dos médicos.

Logo após, o coordenador-adjunto da UNA-SUS/UFMA, Eurides Castro Jr., proferiu a aula inaugural do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde. A explanação serviu para esclarecer as principais dúvidas dos novos alunos sobre o curso, que será realizado na modalidade a distância, mais de 700 alunos já foram matriculados em três turmas.

A UNA-SUS/UFMA vem cumprindo a tarefa de ofertar o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde a esses profissionais do Mais Médicos, expandindo, assim, o conhecimento destes profissionais brasileiros e estrangeiros, intercambistas e cooperados.

Ao final, os médicos receberam o guia bilíngue do aluno, ferramenta que os auxiliará ainda mais no entendimento do curso. 

BNC Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar