22 de setembro de 2014

Paço do Lumiar integra Rede de Cooperação em Educação para o Século 21 do Instituto Ayrton Senna

Paço do Lumiar - A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar aderiu à rede de cooperação no campo das competências socioemocionais do Instituto Ayrton Senna. O objetivo é promover debates contínuos sobre como o tema pode ajudar a melhorar a qualidade da educação pública do País.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Ana Paula Pires, participou do lançamento da Rede de Cooperação em Educação para o Século 21, que aconteceu durante o workshop “Competências Socioemocionais em Políticas Públicas”, e reuniu secretários estaduais e municipais de Educação de todo o País, em São Paulo. Para ela, desenvolver os aspectos socioemocionais fazem a diferença no desempenho escolar. “É importante que o aluno saiba lidar com os sentimentos e saiba enfrentar as complexidades do século 21”, pontuou.

Essas competências incluem um conjunto de habilidades – como responsabilidade, colaboração e criatividade – para lidar com sentimentos, relacionar-se com os outros e alcançar objetivos de vida.

O princípio norteador da rede é propiciar um canal comum para que gestores, professores e pesquisadores compartilhem esforços e planejem ações para que as competências socioemocionais sejam desenvolvidas de maneira intencional e estruturada no País, tanto na forma de políticas públicas quanto na prática em sala de aula.

Para o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o momento é propício para a formação da rede. “Por ser um tema relativamente novo, é preciso fomentar seu desenvolvimento. A rede poderá facilitar essa troca de conhecimentos e evidências sobre quais iniciativas terão maior impacto no aprendizado escolar”, avaliou.
 
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar