São Luis - A Prefeitura de São Luís, através do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), encerrou, no último dia dez, o primeiro Censo Previdenciário. Durante esta semana, o presidente do Ipam, Raimundo Penha, comentou a participação de aposentados e pensionistas no procedimento e considerou os resultados positivos.

“Mais de 60% dos aposentados e pensionistas compareceram para a atualização de dados. Foi um percentual satisfatório para o nosso objetivo de começar a traçar um perfil de saúde dos nossos 5.858 aposentados e pensionistas”, informou Raimundo Penha. Ele ressaltou que o procedimento segue orientação do prefeito Edivaldo para a garantia de um melhor atendimento aos beneficiários da previdência municipal.

Segundo Raimundo Penha, o Censo transcorreu com tranquilidade  e foi marcado pelo rápido atendimento. Ele lembrou que, durante o levantamento, diversos beneficiários puderam receber títulos e decretos que não possuíam mais. Além disso, muitos aproveitaram para acompanhar o andamento de seus processos e tirar dúvidas.

O presidente do Ipam ressaltou que a Prefeitura já estuda a realização do Censo Previdenciário de 2015. O levantamento é essencial para traçar o perfil individual dos aposentados, dos pensionistas e das famílias desses usuários no Município, além de delinear as projeções necessárias ao Plano Atuarial.

“O Censo vai nos permitir conhecer, individualmente, o aposentado e o pensionista para direcionarmos ações voltadas para o perfil de cada um. Com isso, teremos um diagnóstico detalhado dos nossos beneficiários”, explicou Penha.

PERFIL DE SAÚDE
O Censo estabelecerá o perfil de saúde do beneficiário, considerando aspectos como localização, estilo de vida, histórico patológico,  riscos de saúde, condições habitacionais e socioeconômicas.

O objetivo é identificar quais são as características do público-alvo e traçar planos de ação previdenciária personalizados para as necessidades dos servidores públicos.

BNC Cidade