21 de outubro de 2014

Comunidade do Cajueiro continua sofrendo ameaça de despejo devido à construção de um porto na localidade

São Luis - A comunidade do Cajueiro, na zona rural de São Luís, sofre uma constante ameaça de despejo, por conta da construção de um Porto na região. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) atendeu uma solicitação da população local e visitou a comunidade, na última segunda-feira (20).

O parlamentar conversou com moradores, muitos já aceitaram a negociação, receberam uma indenização da empresa responsável pela construção do Porto e se retiraram do local, mas há dezenas de famílias que não estão aceitando. Tendo em vista a gravidade da situação, o Deputado fez um apelo para que o governo do Maranhão não se apresse nos encaminhamentos e que se crie uma oportunidade de ouvir à comunidade.

De acordo com Bira, a área é um assentamento do ITERMA, os títulos foram entregue em 1998, pela governadora Roseana Sarney. “A governadora entregou os títulos para os maranhenses que ali habitam e agora, de repente, essa empresa apareceu com um documento dizendo que comprou as terras de alguém, não sei de quem e não sei como”, protestou Bira.

Para que se esclareça o impasse, Bira sugeriu a realização de uma reunião entre o ITERMA e o ICMBIO, pois é preciso saber a legalidade da obra tendo em vista, a questão da área enquanto reserva extrativista. O socialista também anunciou a realização de uma Audiência Pública, na quarta-feira (22), na Câmara Municipal de São Luís a pedido da vereadora Rose Sales (PC do B).

Na oportunidade serão ouvidas autoridades, a empresa, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o Ministério Público e a população que reside na área. “Não dá para a gente aceitar que numa situação como essa, o povo seja simplesmente atropelado. Vamos reunir todos, vamos esclarecer os aspectos do assunto e uma vez comprovada a legalidade da aquisição da terra e as legalidades ambientais e sociais, não criaremos embaraço. Mas se não ficar comprovado isso eu serei o primeiro a levantar a minha voz em defesa da comunidade”, garantiu Bira.

Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar