31 de outubro de 2014

Especialização em Nefrologia Multidisciplinar realiza aula inaugural e 1º Ciclo de Palestras

São Luis - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) e a Universidade Federal do Maranhão da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais, realizam a aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar e o 1º Ciclo de Palestras em Nefrologia.

Os eventos, cuja parceria do Ministério da Saúde se dá através das secretarias de Atenção à Saúde (SAS/MS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS), acontecerão no dia 03 de novembro, às 15h, no auditório Central da UFMA, na Cidade Universitária, São Luís - MA.

A aula inaugural que será proferida pela coordenadora pedagógica do curso, professora Patrícia Machado. É um importante momento em que os profissionais terão contato com a temática da especialização e sua relevância diante do cenário das doenças renais no país. Além disso, será apresentado aos novos alunos do curso o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o que permitirá a eles tirar as suas principais dúvidas sobre o primeiro acesso à sala de aula.

No mesmo dia, será realizado o 1º Ciclo de Palestras em Nefrologia. O evento contará com a participação de dois renomados médicos nefrologistas: drª Gianna Mastroianni Kirsztajn (UNIFESP), que proferirá a palestra “Recursos para Diagnósticos e Prevenção de Doença Renal: uma visão inicial”, e o dr. Roberto Flávio Pecoits Filho (PUC – PR), que explanará sobre “Doença Renal: comum, perigosa e tratável”. Aos alunos, residentes e profissionais de saúde, que participarem do evento, o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar emitirá certificados de participação.


Especialização - O curso, que neste primeiro momento, oferece 500 vagas, de um total de mil para todo o país, obteve quase três mil inscrições de todo o território brasileiro. São profissionais da área da saúde de nível superior, com atuação em serviços de atenção especializada em nefrologia (clínicas habilitadas junto ao SUS), ambulatórios em nefrologia vinculados ao SUS e outros programas e serviços do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil, que buscam qualificação nessa área.

O Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar da UNA-SUS/UFMA é uma iniciativa de formação em larga escala, que irá funcionar em rede, com outras universidades do país, sob a coordenação da UNA-SUS/UFMA.

BNC 

A Especialização é gratuita e será realizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), terá duração de 12 meses, com carga horária total de 390 horas.

Nos dias 16, 17, 20, 22 e 23 de outubro foram realizadas as aulas inaugurais nas cidades de Pinheiro (MA), Caxias (MA), Imperatriz (MA), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). 



PROGRAMAÇÃO

15 h - Solenidade de abertura
15h10min – Composição da mesa
- Secretária Municipal de Saúde: Helena Duailibe
- Profa. Dra. GiannaMatroianni
- Prof. Dr. Roberto Pecoits
- Coordenadora Geral da UNASUS/UFMA: Profa. Dra. Ana Emília de Oliveira Figueiredo;
- Diretora do CCBS: Profa. Dra. Nair Portela Silva Coutinho
 - Superintendente do HUUFMA: Joyce Santos Lages
- Magnífico Reitor e Coordenador Geral do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar: Prof. Dr. Natalino Salgado Filho

16 h - Apresentação da UNA-SUS/UFMA
- Texto introdutório e vídeo institucional

16h30min - Aula Inaugural - Profª. Patrícia Machado (UNA-SUS/UFMA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar