8 de outubro de 2014

Intervenções no trânsito das avenidas dos Africanos e Colares Moreira estão em funcionamento

São Luis - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou o funcionamento regular de duas intervenções realizadas no trânsito da cidade, para garantir maior mobilidade urbana. Entre as obras já concluídas e entregues à população estão as das avenidas dos Africanos e Colares Moreira, no Renascença.

Nos locais, foi realizada a instalação de semáforos e a implantação de sinalização vertical e horizontal, além de laços de quadra e redimensionamento de sentidos das vias. Ainda na área do Renascença, outras intervenções estão em andamento, como a faixa preferencial de ônibus e alteração geométrica na entrada da Lagoa da Jansen.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou que todas as obras estão sendo realizadas sob determinação do prefeito Edivaldo e com o intuito de beneficiar a população. “As intervenções que estamos realizando têm o objetivo de promover maior segurança aos condutores e pedestres, além de possibilitar maior fluidez ao trânsito, beneficiando, especialmente, os usuários do transporte coletivo”, afirmou.

O retorno de quadra é um dos instrumentos viabilizados pela Prefeitura de São Luís para redução de congestionamentos, a partir da retirada da conversão à esquerda, que diminuía a velocidade do tráfego na via de fluxo mais rápido. A medida reduz a quantidade de veículos que trafegam pela via principal e, consequentemente, libera o fluxo na avenida.

Na Avenida dos Africanos, com a implantação de dois laços de quadra, houve o fechamento dos retornos que antes permitiam a conversão à esquerda. Assim, quem segue na direção Outeiro da Cruz/Centro, para entrar no Parque Timbiras, deverá realizar o laço de quadra e atravessar a Africanos. Da mesma forma fará quem estiver no sentido Centro/Outeiro da Cruz e desejar entrar para o Coroadinho.

Para isso, foram instalados dois cruzamentos semaforizados, além de sinalização horizontal e vertical, com placas indicativas de retorno de quadra. As alterações no local, que antes possuía apenas barreira eletrônica, beneficiaram também o pedestre, que agora dispõe de faixas e sinalização vertical para a realização da travessia de forma segura.

O motorista Marco Antonio Figueiredo aprovou a intervenção e chamou atenção para a forma segura de travessia dos pedestres. “O trânsito aqui mudou completamente. O engarrafamento era intenso e o pedestre não tinha como fazer a travessia de forma segura. Agora, com a sinalização horizontal e a semaforização, é preciso que os pedestres respeitem as faixas e atravessem no local adequado”, afirmou.

Na Avenida Colares Moreira, os retornos de laço de quadra foram construídos próximo ao Atlanta Center e às imediações da loja da TAM Viagens. O serviço foi concluído com a instalação de conjunto semafórico e a nova sinalização horizontal e vertical. Com as modificações, para realizar o retorno, o motorista que vier no sentido Renascença/Centro deverá fazer o laço de quadra entrando na Rua dos Timbós, passando pela Rua das Juçaras e depois Rua das Sucupiras, onde poderá fazer o cruzamento nas proximidades da loja TAM Viagens.

No sentido oposto, o motorista que quiser fazer o retorno deve entrar na Rua das Sucupiras, próxima a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), e seguir pela Rua dos Ipês até a Rua dos Timbós para fazer o cruzamento na altura da Mark Pedras.

Quem trafega pelo local aprovou a ação. Para a turismóloga Raphaela Dias, o serviço proporcionou melhorias para a região. “Achei ótimo. Além de ter organizado o trânsito na avenida, principalmente durante os horários de pico, agora temos faixas de pedestre para atravessar. Com o retorno de quadra, o fluxo de veículos aumentou nas ruas paralelas, que eram pouco movimentadas e que, por isso, eram consideradas perigosas”, comentou. 

Ainda no Renascença, a obra de fechamento do canteiro central que dá acesso à Lagoa da Jansen está em andamento. Com a conclusão do serviço, o condutor que antes precisava realizar conversão à esquerda para entrar para a lagoa, deverá fazer o laço de quadra entrando pela Rua das Sucupiras, atravessar o cruzamento com a avenida e pegar à direita, em mão única, em direção à Lagoa. A ação reduzirá a possibilidade de congestionamento na faixa da esquerda e, após concluída, aumentará a segurança de condutores e pedestres.

BNC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar