20 de outubro de 2014

Prefeitura avança na execução de obras de drenagem

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), executa uma série de melhorias na estrutura de bairros como Santa Bárbara, São Cristóvão e Vila Luizão. Os locais recebem serviços de drenagem com o intuito de promover melhorias no dia a dia da população. O trabalho é fruto de um planejamento que apresentará resultados a curto e longo prazo, favorecendo a conservação da pavimentação asfáltica.

O prefeito Edivaldo tem acompanhado o andamento dos serviços. Durante a semana passada, ele vistoriou os trabalhos no bairro Santa Bárbara onde verificou que 80% da obra já foi concluída. “Esta é uma importante obra estruturante, realizada com muita qualidade e que vai sanar de vez um problema que já atormenta os moradores há mais de 50 anos. Além de melhorar a trafegabilidade, sabemos que obras de drenagem também refletem diretamente na saúde pública, na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito.

No bairro Santa Bárbara, na Rua Brasília, o projeto prevê a implantação de tubos em aço, com um metro e meio de diâmetro, além de uma galeria com 22 bocas de lobo e 11 poços de visita, que servem de acesso à rede canalizada. A obra alcançará uma extensão de cerca de 500 metros e vai solucionar os problemas de alagamentos no acesso principal ao bairro. A previsão é que o trabalho esteja concluído até dezembro deste ano.

De acordo com o prefeito Edivaldo, ao executar os serviços de drenagem em várias regiões da cidade, o poder público municipal demonstra a preocupação de oferecer à população um trabalho de qualidade, que apresente resultados a longo prazo. Segundo ele, se a base não for adequada, as vias de grande fluxo apresentarão problemas no futuro, por isso, a Prefeitura tem investido nos serviços de drenagem.

Exemplo desse compromisso são as obras de drenagem iniciadas na última terça-feira (14) no São Cristóvão. As equipes da Semosp estão construindo uma rede de microdrenagem na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no cruzamento com a Rua 31 de Dezembro. A obra consiste na implantação de uma tubulação de concreto, com extensão de 400 metros, na lateral da avenida, com o objetivo de canalizar a água da rua.

O encerramento da obra está previsto para esta semana e vai contribuir para ampliar a vida útil da pavimentação das vias, que também receberão intervenção de restauração asfáltica. A conclusão dos serviços garantirá o fim de transtornos vivenciados, durante décadas, por motoristas e pedestres devido ao acúmulo de água sobre a pista.

Na Vila Luizão, a Prefeitura executa as obras de drenagem profunda numa extensão de 180 metros da lateral da Avenida dos Holandeses que margeia a região. Os trabalhos compreendem a escavação e construção de bases para ao assentamento de tubos com diâmetro de 180 milímetros, suficientes para conter o fluxo das águas pluviais. Na região, a Semosp trabalha ainda na requalificação asfáltica e recuperação do calçamento de vias como Avenida Sol Nascente, Avenida Brisa do Mar, Rua Ayrton Sena, Rua São Paulo, Rua da Glória e um trecho da Avenida dos Holandeses.

O secretário Antônio Araújo frisou que as intervenções na infraestrutura são encaradas com responsabilidade pela Prefeitura de São Luís. “O subsistema de drenagem pluvial foi esquecido nas últimas gestões que precederam a do prefeito Edivaldo. Serviços estruturantes como drenagem, limpeza de canais e galerias garantem a sustentabilidade da pavimentação e, nesta administração, estão sendo priorizados para que a população desfrute de obras que durarão por muito tempo”, afirmou o secretário.

A drenagem, além de ser essencial para promover maior durabilidade do asfalto, viabiliza o adequado escoamento da água das chuvas, evitando os alagamentos. Por evitar o acúmulo de água, principalmente durante o período de chuvas intensas, os serviços de macrodrenagem geram uma série de benefícios como redução dos gastos com a manutenção de vias públicas, facilidade de circulação de pedestres e do tráfego de veículos, além de eliminação da água parada nas ruas, reduzindo a incidência de doenças e danos às propriedades.

CRONOGRAMA
O secretário Antônio Araújo explicou como funciona o cronograma dos serviços de drenagem, a partir de um mapeamento das áreas com histórico de alagamento. “Na Curva do Noventa, por exemplo, a Semosp tem realizado um trabalho preventivo e em áreas como a Avenida General Arthur Carvalho e a Avenida Principal do Jardim América os trabalhos já foram concluídos”, disse. Ele informou que localidades como Vila Brasil, Conjunto Santa Rosa, Forquilha, Ipase, Coroadinho, Anjo da Guarda, Sacavém, Pirapora, Parque Vitória e João de Deus também receberão os serviços.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar