São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal
de Turismo (Setur), está desenvolvendo estratégias para ampliar a divulgação da
capital maranhense como roteiro turístico nos demais estados brasileiros. Para
isso, nos próximos dias, serão capacitados profissionais de grandes agências e
operadoras de turismo do país sobre os atrativos culturais, gastronômicos e
históricos do destino São Luís.
“Boa parte dos turistas compra passagens pela internet. A
outra parcela que procura agências não busca apenas compra de pacotes, mas sim
uma consultoria. Visando dar suporte aos agentes, esse projeto quer treiná-los
para que o destino São Luís esteja sempre entre os roteiros indicados”,
explicou o secretário-adjunto da Setur, Guilherme Marques.
O programa de divulgação da cidade está inserido nas
políticas de governo orientadas pelo prefeito Edivaldo para a promoção do
turismo em São Luís. O foco da capacitação é habilitar os agentes de viagem
para vender os atrativos da capital maranhense com mais propriedade e segurança
com o objetivo de aumentar o fluxo e a permanência de turistas na cidade. O
processo de habilitação desses agentes será realizado em quatro etapas, cada
uma contemplando uma cidade diferente.
A primeira etapa será realizada com agentes de Porto
Alegre (RS) no período de 3 a 6 de novembro; em seguida será a vez de Gramado
(RS) de 6 a 9 de novembro; a capacitação também contemplará agentes de viagem
do Rio de Janeiro (RJ) de 25 a 28 de novembro; e São Paulo (SP) de 1º a 5 de
dezembro.
A coordenadora de Promoção Turística da Setur, Adria
Carvalho, esclareceu que os programas promocionais voltados para a capacitação
de agentes e operadoras de turismo estão se tornando cada vez mais frequentes
no mercado doméstico. “Esta é, na prática, a forma mais eficaz e eficiente de
qualificar as equipes de venda para um determinado destino ou pólo turístico,
trazendo retorno positivo e mensurável à cidade, seus moradores e também aos
turistas”, afirmou.
Durante a capacitação, haverá a exibição de um vídeo com
duração de cinco minutos, além de palestra com imagens dos principais cartões
postais da cidade. Os participantes receberão material institucional, folders e
mapas, com os principais atrativos da cultura, gastronomia e belezas naturais
de São Luís. Também serão apresentados roteiros de Alcântara, São José de
Ribamar, Raposa e Barreirinhas
BNC Cidade