16 de outubro de 2014

Prefeitura realiza vistoria sanitária nas instalações do Parque da Juçara

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou, no último sábado (11), uma inspeção sanitária às dependências do Parque da Juçara, no Maracanã, para verificar as condições higiênico-sanitárias necessárias ao preparo e comercialização da juçara e seus derivados, como cocadas, doces, bombons e sorvetes. A ação atende determinação do prefeito Edivaldo como forma de garantir a qualidade e segurança alimentar dos produtos comercializados na Festa da Juçara.

O serviço de vistoria foi realizado pela equipe da Vigilância Sanitária Municipal que também ministrou um curso de capacitação com todos os 34 proprietários de barracas no Parque da Juçara sobre acondicionamento, proteção do fruto e cuidados com a máquina que processa a juçara, além do uso de touca, camisa de manga, luvas e sapato fechado.

“Esse trabalho de capacitação e fiscalização é de suma importância e visa garantir que o público presente consuma produtos de qualidade e sem riscos para sua saúde. Além disso, há uma conscientização por parte dos comerciantes da necessidade das condições higiênico-sanitárias, para atrair mais clientes”, explicou a fiscal de vigilância, Ana Tereza Nunes.

Os processos de inspeção sanitária e capacitação são apoiados pelos comerciantes da Festa da Juçara. Neuza Lima trabalha há mais de 40 anos no evento e afirmou que a capacitação é essencial para a construção de novos hábitos. “Antes nós trabalhávamos aqui, mas não tínhamos orientação de nada, hoje, nós cuidamos do nosso produto e também das pessoas que frequentam a festa. Eles (servidores da Vigilância Sanitária) nos ensinaram que manter o nosso local de trabalho limpo e protegido é importante para poder servir melhor a população”, disse a comerciante.

Durante a inspeção, uma das preocupações da equipe de Vigilância Sanitária foi o monitoramento da água que é utilizada nas barracas. Durante a capacitação dos comerciantes, os fiscais trabalharam orientações sobre a limpeza e desinfecção das caixas d’águas das 34 barracas e da caixa central. Além disso, foi feita a coleta da água para análise em laboratório sobre a qualidade para consumo.

DOENÇA DE CHAGAS
Com o objetivo de garantir a saúde do público que participa da Festa da Juçara, há oito anos a Prefeitura de São Luís analisa as condições de armazenamento dos frutos comercializados na Festa para prevenção contra a Doença de Chagas, transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar