São Luis - A Câmara dos Vereadores de São
Luís aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Ricardo Diniz (PHS), que
propõe implantação, na capital, de um sistema que possibilita aos passageiros
com deficiência o acesso ao transporte público de forma mais segura e autônoma.
Trata-se do Sistema de Sinalização Sonora de Embarque, através do DPS 2000, um
aparelho de radiofrequência que emite sinais de sua presença no ponto de ônibus
aos veículos equipados com antenas receptoras.
O aparelho funciona de maneira
simples: quando acionado no ponto de ônibus, um sinal de rádio com a
solicitação passa a ser continuamente transmitida para o coletivo até a sua
chegada ao terminal, para que o motorista saiba que deve realizar a parada. O
sistema funciona por meio de dois módulos, um transmissor e um receptor. O
primeiro será utilizado pelos passageiros e o segundo é fixo, instalado nos
veículos da linha.
O transmissor portátil também
pode ser utilizado por cadeirantes para que o motorista do ônibus em que se
deseja embarcar saiba, com 100 metros de antecipação, que adiante encontra-se
um passageiro com mobilidade reduzida, que irá embarcar com o auxílio do
elevador.
De acordo com o vereador Ricardo Diniz,
o Projeto de Lei já foi aprovado em primeira votação na Câmara dos Vereadores
de São Luís e está tramitando nas Comissões da casa para que vá para segunda
votação. “No projeto apresentado, sugerimos que a Prefeitura de São Luís faça
um cadastro para priorizar pessoas com renda de até um salário mínimo para
receberem gratuitamente o aparelho receptor”, destacou.
Segundo dados do IBGE, obtidos
pelo Censo 2010, existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo
582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. De acordo com dados da Geraes
Tecnologia Assistivas, o Sistema Sonoro de Embarques (DPS 2000), já foi
implantado com sucesso em seis cidades brasileiras: Guarulhos, Limeira e Jaú –
SP, além de Porto Alegre – RS, Belo Horizonte – MG e Araucária – PR.
Outras Características Importantes sobre o DPS 2000
* Possui menus de voz navegáveis
através de uma tecla móvel;
* Opções de chamada de ônibus
para passageiros com deficiência visual ou cadeirantes;
* Inclui bateria interna
recarregável;
* Inclui CD com manual de
instruções em áudio;
* Garantia de 12 meses contra
defeitos de fabricação;
* Para funcionar, é necessária a
instalação dos receptores de rádio frequência DPS2000 em cada ônibus do
transporte público municipal.
A solução DPS2000 é composta de dois aparelhos:
a) Transmissor de
rádio-frequência portátil
Para uso do passageiro. Transmite
a solicitação dos usuários aos ônibus das linhas desejadas.
Características principais:
- Pode ser utilizado por
passageiros cegos, baixa visão, cadeirantes, e até analfabetos;
- Operação simples e intuitiva
através de menus de áudio;
- Vocalização dos menus através
de alto-falante embutido ou fone de ouvido opcional;
- Memória para armazenar até 50
linhas;
- Design ergonômico;
- Bateria interna recarregável,
autonomia de aproximadamente 10 dias de uso contínuo;
b) Receptor de rádio-frequência
com alto-falante
Instalado nos ônibus urbanos.
Informa ao motorista a solicitação de parada emitida pelos usuários do
transmissor. Se o usuário for cadeirante, o receptor avisa o antecipadamente ao
motorista para posicionar o ônibus para uso do elevador. Se o passageiro for
deficiente visual, ao parar no ponto, o equipamento anuncia repetidamente o
número da linha até que a pessoa localize o veículo.
Características principais:
- Operação independente da ação
do motorista;
- Detecção da solicitação de
embarque a até 100 metros de distância da parada;
- Caixa de som com potência de 25
W RMS para anúncio da chegada do ônibus;
- Anúncio da chegada somente
quando há demanda do usuário do aparelho transmissor;
- Memória para armazenar até 50
linhas;
- Itinerário (número da linha)
reprogramável de maneira simples e rápida através de botões localizados no
próprio aparelho;
- Funcionamento à base de bateria
do próprio ônibus (24V);
- Desligamento automático do
aparelho sempre que o veículo é desligado;
- Pode sair de fábrica com as
linhas da cidade já programadas na memória.
BNC Parlamento Municipal