8 de outubro de 2014

Setembro registrou 81 assassinatos na Ilha; ano já soma 766 homicídios

Jornal Pequeno – Setembro registrou 81 homicídios na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Em relação a agosto, que teve 98 crimes de morte, houve 17 assassinatos a menos (diminuição de 17,4%), mas a média continuou alta: 2,7 assassinatos por dia. A maior parte dos crimes – 66 no total – foi cometida com o uso de armas de fogo. Em 15 foram usadas armas brancas.
Das 81 vítimas de setembro, 31 (38,3% do total) eram jovens entre 15 e 24 anos.
Duas crianças – uma de pouco mais de um ano e outra de três anos – foram mortas a tiros, durante acertos de contas entre traficantes.
Raylson da Conceição Abreu, 3, foi atingido a tiros na noite de 3 de setembro, quando estava sentado na porta de casa, no Morro do Zé Bombom, no Coroadinho.
Dois homens numa moto, que perseguiam Francisco Luís Carneiro da Silva Filho, 18, foram os autores dos disparos. Francisco foi alcançado, e também assassinado. Os dois suspeitos foram identificados pela polícia, mas ainda não foram presos.
A outra criança morta – Gabriel Santos da Silva, 1 – foi usada como escudo pelo pai, Crivogony da Silva Júnior, 23, quando este se viu ameaçado por traficantes do bairro da Liberdade, que cobravam uma dívida a mando de um criminoso conhecido como “Velhão”, preso em Pedrinhas. Pai e filho foram abatidos dentro de casa.
Os assassinos foram identificados como sendo Darlan, Caco e Felipe (cunhado de Crivogony), mas igualmente não foram presos.
Quatro mulheres foram vítimas de homicídios em setembro: Edna Maria Cunha Santos, 38 anos (morta a tiros na Vila Operária, no dia 16); Maria Dias Santiago, 40 (a facadas, no centro, no dia 20); Nara Raquel Nascimento, 27 (a facadas, no dia 25, no São Raimundo); e Lidiane de Nazaré Pereira, 24 (a facadas, no dia 27, no São Francisco).
Thiago Oliveira vitima de tiro_foto Gferreira (41)
Tiago Oliveira, 27 anos, foi morto a tiros no Coroadinho, no dia 4 de setembro. (Foto: G. Ferreira)
PEDRINHAS – Três presos foram assassinados em setembro no sistema prisional maranhense – todos em unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O número de homicídios nos presídios do estado neste ano já chega a 23.
Thiago Costa dos Santos, 25 anos, morreu na manhã de 4 de setembro, atingido com um tiro na cabeça, durante um tumulto envolvendo duas facções criminosas – “Bonde dos 40” e “Primeiro Comando do Maranhão” – na Penitenciária de Pedrinhas (PP), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
No início do motim, um monitor da empresa terceirizada Civiliza, Isaac William Montes Giurte, foi baleado no tórax pelo preso Wasgley Moreira Saraiva. Isaac morreu na madrugada de 27 de setembro, no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2).
O preso Eduardo Cezar Viegas Cunha, 32, foi achado morto, esfaqueado e enrolado num lençol, numa cela da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, no começo da noite de 13 de setembro. “Costinha”, como era conhecido, cumpria pena por roubo e receptação.
O corpo do terceiro detento assassinado em setembro – Hélio da Silva Sousa, 21 – foi achado no Pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP), na tarde de 18 de setembro, enforcado com um lençol. A Sejap não informou o crime pelo qual Hélio respondia nem deu mais detalhes sobre a motivação do homicídio.
BAIRROS MAIS VIOLENTOS – Os três bairros mais violentos da Grande Ilha em setembro foram Cidade Olímpica, com oito assassinatos, Liberdade, com seis, e Coroadinho, com cinco.
Centro, Anjo da Guarda e Tibiri/Tibirizinho vêm a seguir, com três homicídios cada.
Fumacê, Maiobão (Paço do Lumiar) e São Raimundo registraram, cada um, dois assassinatos, em setembro.
MAIS DE 4.200 ASSASSINATOS EM 5 ANOS E 9 MESES
De 2009 – quando o Jornal Pequeno começou a divulgar as estatísticas mensais de assassinatos na Grande São Luís – até o fim de setembro de 2014 ocorreram 4.211 homicídios nos quatro municípios que formam a Grande Ilha (557 em 2009; 586 em 2010; 603 em 2011; 716 em 2012; 983 em 2013; e 766 – até 30 de setembro de 2014).
ASSASSINATOS EM 2014 NA GRANDE ILHA
Janeiro: 100
Fevereiro: 80
Março: 91
Abril: 86
Maio: 78
Junho: 68
Julho: 84
Agosto: 98
Setembro: 81
Total parcial: 766
BNC Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar