12 de novembro de 2014

Prefeitura realiza atividades do Novembro Azul na Vila Isabel

Foco da campanha é a conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou nesta terça-feira (11) uma programação especial em alusão ao Novembro Azul na Unidade Mista Itaqui-Bacanga, na Vila Isabel. Somente durante o período da manhã foram registrados mais de 100 atendimentos, incluindo consultas com urologistas, testes rápidos de HIV, aferição da pressão arterial, entre outros serviços.

O foco da campanha é a conscientização da população, especialmente do público do sexo masculino, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com esse objetivo, foram agendadas na unidade novas consultas com urologistas nos dias 18 e 25 deste mês. De acordo com a secretária adjunta da Semus, Sílvia Viana, as ações na área da saúde preventiva são uma das marcas da gestão do prefeito Edivaldo.

“O atendimento à população masculina, especialmente, em relação ao câncer de próstata, segue uma determinação do prefeito Edivaldo e as ações estão sendo implementadas pela secretária Helena [Duailibe]. A comunidade continuará sendo assistida mesmo após as ações deste dia, especialmente dedicado à saúde do homem”, afirmou Sílvia Viana.

Durante as atividades desta terça-feira, o proctologista da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Márcio Moysés de Oliveira, repassou informações importante para a comunidade. Ele ressaltou a necessidade de superar os mitos criados ao longo do tempo para que os homens tenham mais atenção à prevenção do câncer de próstata.

“Ainda há um tabu muito grande dos homens, quanto ao exame, necessário e fundamental para se diagnosticar a enfermidade a tempo. É preciso derrubar este preconceito e ter a consciência de que se trata de uma doença muito séria e que, quanto mais cedo for constatada a sua existência, mais chances de cura terá o paciente”, frisou.

O aposentado José Benedito Mendes, 72 anos, morador da Vila Isabel, foi um dos pacientes que recebeu a avaliação do urologista, durante as ações do Novembro Azul. “Fazia tempo que não me consultava. Cheguei e fui atendido logo. Graças a Deus está tudo bem com a minha saúde. Vou continuar me cuidando”, disse.

CÂNCER DE PRÓSTATA
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum no país entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estima-se que 75% dos casos da doença, em todo o mundo, envolvem homens acima dos 65 anos de idade. O câncer de próstata atinge a glândula localizada abaixo da uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar