4 de novembro de 2014

Prefeitura registra acidentes zero em intervenções de trânsito concluídas

Intervenção por toda a cidade 
São Luis - As intervenções de trânsito implementadas em São Luís, através do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, já contabilizam resultados positivos. Desde julho deste ano, quando foi entregue, a intervenção realizada na Ponta do Farol, no cruzamento que liga a Avenida dos Holandeses à Avenida Litorânea, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), não registrou nenhum acidente no local, anteriormente considerado de alto risco.

Entre as intervenções já entregues pela Prefeitura estão as das avenidas Colares Moreira, Litorânea, Africanos e Holandeses, locais onde também não houve acidentes após as modificações geométricas. “Essas avenidas, por exemplo, apresentavam grandes índices de acidentes e congestionamentos. Com as modificações realizadas, conseguimos reduzir a zero o índice de acidentes nessas localidades. Outro benefício observado foi a melhoria do fluxo de veículos nesses locais”, explica o secretário Canindé Barros.

Na Avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol, próximo à entrada para a Praia de São Marcos, as obras incluíram a alteração e modificação do traçado geométrico original. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizaram os serviços de drenagem e a retirada de meios-fios, ampliando a extensão da via e facilitando o acesso à Avenida Litorânea.

O titular da SMTT, Canindé Barros, ressalta que as obras estão sendo realizadas com o objetivo de promover melhorias no fluxo de veículos da cidade e, assim, beneficiar a população. “Além de possibilitar maior fluidez no trânsito, as intervenções geram maior segurança para condutores e pedestres, refletindo, inclusive, na redução dos índices de acidentes no trânsito”, afirma.

Já na Avenida Litorânea, os veículos que descem pela Rua Altamira, no Canto da Pizza, podem agora optar por acessar o sentido da Praça do Pescador pelo novo retorno, que coincide com a saída da Rua Altamira. A mudança libera o fluxo nos dois sentidos e remove a possibilidade de formação da fila dupla no antigo retorno, o que aumentava o congestionamento na região. No cruzamento, foram instalados conjuntos semafóricos, que facilitam o tráfego de pedestres e coordenam a liberação dos veículos.

Nas avenidas Colares Moreira e Africanos, foram construídos retornos de laço de quadra e instalados cruzamentos semaforizados, além de sinalização horizontal e vertical, com placas indicativas. As alterações também beneficiaram os pedestres, que agora dispõem de faixas para a realização da travessia de forma segura.

NOVAS ENTREGAS
Em novembro, a Prefeitura de São Luís entregará mais quatro intervenções do Plano lançado pelo prefeito Edivaldo. Entre as obras em fase de conclusão estão as do retorno do Bacanga, da Avenida 203 da Cidade Operária, da Avenida Daniel de La Touche e da Curva do Noventa.

No retorno do Bacanga, a intervenção irá beneficiar os condutores que trafegam diariamente pela região. Para realizar a conversão em direção ao Bacanga, os motoristas que saírem da Avenida dos Africanos entrarão à direita e farão a manobra mais à frente à esquerda, livre de semáforos. Para o retorno, serão disponibilizadas duas vias que se unirão com outras duas da Senador Vitorino Freire. Dessa forma, os condutores terão quatro vias para transitar livremente em direção ao Bacanga.

Os condutores que saírem da Avenida dos Portugueses realizarão o mesmo procedimento para fazer o retorno. Esses motoristas contarão com quatro vias, duas para os que seguirão em direção a Africanos e outras duas para quem desejar ir à Senador Vitorino Freire e fazer o retorno ou seguir em frente.

A intervenção que compreende a região da Cidade Operária tem início próximo à Barraca de Pau e vai até a feira do bairro. Na região foram realizadas aberturas de retorno com laço de quadra, além da pintura de faixa de pedestres e adaptação das calçadas com acessibilidade para cadeirantes nos pontos de travessia. Para a conclusão da obra, está sendo finalizada a implantação do retorno de quadra próximo à delegacia.

Com a implantação dos retornos de quadra, a Prefeitura objetiva reduzir os congestionamentos, retirando a conversão à esquerda que diminuía a velocidade do tráfego na via de fluxo mais rápido. A medida reduz a quantidade de veículos que trafegam pela via principal e libera o fluxo na avenida.

Já na Avenida Daniel de La Touche, a SMTT, em parceria com a Semosp, realizou o prolongamento da Rua 8, possibilitando a abertura de uma via alternativa atrás da pizzaria Capricho, com saída na Rua 5, no trecho próximo à farmácia Pague Menos. Foi realizada a abertura no canteiro central na Avenida Daniel de La Touche fazendo com que o condutor tenha a opção de voltar para a avenida e prosseguir no sentido praias ou retornar para o sentido Ipase.

CURVA DO NOVENTA
No trecho onde está sendo executado o alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque, no sentido Vinhais-Centro, antes da Curva do Noventa, a SMTT estreitou o canteiro da pista direita da via e alargou o da pista esquerda. A medida possibilita que os motoristas tenham duas pistas de rolamento livres e a da esquerda seja usada pelos motoristas que vêm do Recanto dos Vinhais e que retornaram e desejam ir ao Planalto Vinhais.

Também foi realizada a construção de um canteiro central em frente à saída da Via Expressa, no Cohafuma, e o fechamento do retorno que dá acesso ao Planalto Vinhais para os motoristas que vinham no sentido Centro-Vinhais. Os condutores que trafegam nesse sentido em direção ao bairro devem seguir em frente e fazer o retorno no semáforo.

Outras obras já estão sendo iniciadas, como na Avenida dos Franceses. No local será realizada a retirada do cruzamento semafórico entre as avenidas Franceses e Africanos e a implantação do retorno nas imediações da rodoviária. Também será implantada uma terceira via com a redução do canteiro central nos dois sentidos da avenida. O objetivo é fazer com que os condutores possam realizar a manobra sem o semáforo, possibilitando, assim, a redução dos congestionamentos na região.

As próximas modificações serão realizadas nas avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque e Holandeses, que atualmente estão em processo de licitação. O conjunto de todas essas medidas tem permitido redução dos índices de acidentes e maior fluidez do trânsito, com aumento da velocidade média para 35 km/h em trechos críticos da cidade.

Fotos: Fabrício Cunha
BNC Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar