20 de junho de 2011

11 mil candidatos do Sisu mudaram de Estado para estudar em 2011

Este ano, 11.432 jovens brasileiros deixaram casa, cidade e Estado onde viviam para estudar em instituições públicas de ensino superior que utilizaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas matrículas. Eles representam 15% do total de 76.712 alunos matriculados pelo sistema que distribui vagas em instituições federais a partir das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dados de um estudo realizado pelo MEC para entender a movimentação dos estudantes brasileiros pelo País depois do Sisu – e obtidos com exclusividade pelo iG – mostram que a taxa de jovens que trocou de Estado para estudar caiu 40% entre 2010 e 2011. Na primeira seleção feita pelo sistema, em janeiro de 2010, a proporção foi maior.

No primeiro semestre do ano passado, de cada 10 universitários que se matricularam nas vagas oferecidas pelo Sisu, quatro optaram por estudar em outros Estados. Em números absolutos, eles somaram 8.353, 25% do total de matriculados. O MEC espera que a seleção unificada estimule essa movimentação.

A possibilidade de o estudante escolher, sem sair de casa, vagas em instituições em diferentes cantos do País foi alardeada pelo Ministério da Educação e por diversos reitores como uma das maiores vantagens do Sisu. Segundo eles, a mobilidade contribui para a formação dos universitários e dá às instituições a chance de atrair talentos de outros lugares.

“É muito positivo promover a mobilidade acadêmica. É importante experimentar diferentes experiências e locais de aprendizado. 

Eu defendo a mobilidade irrestrita: os estudantes deveriam poder circular também pelas universidades por curtos períodos de tempo, por exemplo”, defende o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), João Luiz Martins.

BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar