22 de junho de 2011

Bira participa de audiência pública com Ministras no INCRA

A sede do INCRA foi palco de uma audiência entre os Ministros de Estado e as comunidades quilombolas, nesta quarta – feira (22). A reunião tinha o intuito de resolver a situação dos quilombos no Estado do Maranhão. 
O espaço teve falas de vários líderes quilombolas e o auditório se pintou de povo, de trabalhador, de lutadores, que exigiam direitos, entre eles o essencial, o direito à vida digna.
Estavam presentes na mesa de discussão, presidida pelo Secretário Geral da República: o representante da Central da Pastoral da Terra - CPT, Padre Inaldo Serejo, a Ministra de Igualdade Racial, Luzia Bairros, a Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Ministra de Desenvolvimento Agrário, Márcia Quadros, o Presidente Nacional do INCRA, Celso Lacerda, o Deputado Federal Domingos Dutra (PT), o Deputado Estadual Bira do Pindaré, a Deputada Estadual Eliziane Gama, a Vereadora Rose Sales (PCdoB), os líderes quilombolas, Anacleta Padilha, João da Cruz, representantes do Movimento Quilombola da Baixada Ocidental Maranhense – MONQUIBOM, Presidente Nacional do INCRA.
 Anacleta Padilha, quilombola, demonstrou sua indignação com a real situação das grandes empresas (grandes empreendimentos) ao dizer que a VALE não vale. 
“Não podemos esperar mais, queremos uma ação” disse ela.Inaldo Padilha, quilombola, alertou sobre insegurança pública no interior do maranhão e sobre os constantes conflitos que tem acontecido na região, sem que haja investigações eficientes. “Não temos uma delegacia, carecemos de justiça na comunidade” disse o quilombola.
Bira destacou a importância do compromisso firmado por aquelas autoridades e esclareceu que não podemos parar por aqui, pois muita coisa ainda precisa ser feita. “Não existe erradicar a miséria, sem resolver as questões fundiárias. Começar pelos quilombolas é digno.” Finalizou o deputado.
BNC Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar