O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) planeja criar programas de certificação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta do órgão é elaborar esquemas para certificar a qualificação dos fiscais de provas e verificar se os locais de aplicação do exame cumprem os requisitos de qualidade exigidos pelo edital.
“Para o ano que vem, quando teremos um tempo mais razoável para trabalhar, vamos propor ações que utilizam a experiência do Inmetro: programas para certificar a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de aplicação e outro para garantir que esses locais seguem os requisitos dos termos de referência determinados para o Enem”, explica Marcos Aurélio Lima, diretor da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro.
Contratado para ajudar a evitar falhas do exame este ano, o Inmetro se reúne desde fevereiro com os técnicos e diretores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As tarefas do instituto, segundo Lima, têm sido visitar a gráfica RR Donnelley – que venceu a licitação realizada no ano passado para imprimir as edições do Enem de 2010 e 2011 – e os responsáveis pela segurança dos malotes com as provas para aperfeiçoar os processos e garantir que falhas na impressão e na orientação aos candidatos, como as cometidas no ano passado, não ocorram mais.
BNC Educação