25 de junho de 2011

A partir de agora, o jornal O Quarto Poder não mais publicará releases promocionais de empresas que não sejam nossas parceiras comerciais.

Em São Luís, é comum que grandes grupos empresariais contratem empresas de assessoria de imprensa para divulgação de suas ações institucionais, através de matérias jornalísticas, encaminhadas a todos os veículos de comunicação do Estado. Isso sem pagar absolutamente nada.
Estas mesmas empresas, que usam suas assessorias de imprensa para divulgação de textos promocionais sem nada pagar pela exposição, também contratam agências de publicidade para a divulgação de propaganda paga. Neste caso, apenas alguns raros veículos de comunicação são procurados para veiculação remunerada. Há anos, este tipo de abuso vem acontecendo em São Luís, por conivência de jornalistas e diretores de meios de comunicação.
Alguns veículos se submetem a situações que, no meu entender, são humilhantes, para que consigam contratos de publicidade com empresas privadas. É como se o anunciante estivesse fazendo um favor. Este tipo de atitude só contribui com a desvalorização dos veículos de imprensa.
O Quarto Poder não é o melhor jornal, ou portal do Maranhão. Temos, na versão impressa, alguns problemas na qualidade de impressão. Entretanto, notícias veiculadas em nossas publicações repercutem em todo o Maranhão.
Por este motivo, acredito em nosso potencial e não mais permitirei que O Quarto Poder seja usado pelas assessorias de imprensa e descartado pelas agências de publicidade contratadas por empresas privadas.
Penetração no Estado
Apesar de todas as dificuldades técnicas e de ter que trabalhar com um concorrente do nível e com a estrutura do jornal O Estado do Maranhão, na minha opinião, o melhor jornal impresso do estado, O Quarto Poder tem crescido muito. Entre os sites de jornais impressos, estamos em terceiro lugar em relação a popularidade na internet. Em primeiro, está o portal Imirante.com e em segundo o site do Jornal Pequeno. Esta informação pode ser confirmada pela empresa Google. Já estamos presentes na região do Munim, que engloba os municípios de Icatu, Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. Em todos estes municípios somos reconhecidos e respeitados como veículo de mídia. Sendo assim, temos potencial, e muito potencial.
Não mais nos deixaremos usar pelos empresários espertalhões. Sugiro a todos os colegas, empresários, diretores de jornais impressos e emissoras de rádio e televisão, que compartilhem dessa idéia. Somos valorizados pelas Assessorias de Imprensa, para divulgação gratuita. Mas as agências de publicidade nos desconhecem na hora da publicidade paga.
Ou moralizamos a situação, ou parte da imprensa continuará sendo usada, abusada e desacreditada comercialmente.
Há pouco que comemorar pelo dia 01 de Junho, o Dia da Imprensa.
Fonte: Udes Filho - O Quarto Poder
BNC Bastidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar