O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou em coletiva na Marina da Glória, no Rio, onde acontecerá o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que a entidade analisará as questões relativas a avanços na arbitragem na reunião do comitê executivo, em 20 e 21 de outubro, em Zurique, na Suíça.
Estará em discussão a inclusão de aparato que não deixe dúvidas quando a bola atravessar a linha do gol. Em relação aos dois auxiliares extras posicionados atrás dos gols, Blatter afirmou que o assunto só deverá ter uma posição final em julho de 2012.
Blatter disseque já está em andamento a organização de um departamento profissional de árbitros, a cargo do suíço Massimo Bussaca. “Começamos agora a organizar o nosso departamento de árbitros focado no objetivo já decidido no último ano de que temos de ter em 2014 apenas árbitros profissionais na Copa do Mundo. Temos de profissionalizar em outros lugares também”.
Sobre a questão do chip na bola, Blatter afirmou que é preciso verificar se a tecnologia é eficiente e financeiramente viável. “Teremos uma decisão final sobre a tecnologia e, se for provado que é eficiente e financeiramente viável, podemos introduzir esse aparato da linha do gol.
Não foi decidido ainda se teremos dois assistentes adicionais, o que será tratado em reunião da presidência da Fifa em julho de 2012. Aí teremos os primeiros indicativos de como funcionará a arbitragem em 2014”.
BNC Copa do Mundo 2014
