A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (18) que a construção de cinco submarinos e estaleiros navais vai gerar 46 mil empregos, diretos e indiretos. “Somente as obras de construção do estaleiro e da base naval vão garantir mais de 9 mil empregos diretos e outros 27 mil empregos indiretos. E na fase de construção dos submarinos, a previsão é de 2 mil empregos diretos e 8 mil indiretos”, afirmou ela, no programa de rádio “Café com a presidenta”.
No sábado (16), ela inaugurou oficialmente a construção dos submarinos, sendo um deles nuclear. Pelo acordo com a França, o Brasil pagará R$ 6,7 bilhões, mas terá a tecnologia para aprender a construir os próprios equipamentos. Os primeiros quatro submarinos entram em operação em 2017. Depois, começa a construção do nuclear.
O Brasil ainda construirá um estaleiro e uma base naval para ancorar as embarcações. A obra deve ficar pronta em 2014.
Dilma lembrou no programa de rádio que 36 mil itens produzidos por 30 empresas brasileiras vão abastecer a produção dos submarinos. “A fabricação desses produtos vai exigir mão de obra qualificada, e aí entra mais uma vantagem”, disse a presidente.
BNC Brasília
BNC Brasília