3 de julho de 2011

Indústrias de bebidas do MA faturam R$337,9 milhões

Maranhão - que conta hoje com 11 empresas: AmBev, Mar Doce, Lençóis Maranhense, Refrinor (Psiu), Renosa (Coca-Cola), Schincariol, São Braz, River (São Luís), River (Imperatriz), Indaiá e Florata -, produz anualmente cerca de R$ 337,9 milhões (valor bruto) em produtos e emprega 1.408 trabalhadores.

De acordo com os dados fornecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o setor produz água mineral, sucos industrializados, cerveja, cachaça, refrigerantes, energéticos, entre outros. A produção de refrigerantes, por exemplo, é de 234,4 milhões de litros por ano, o que nos dá a terceira colocação no ranking nacional, à frente de estados mais desenvolvidos, como o Pará, que produz 179,7 milhões de litros; o Espírito Santo, com 191,7 milhões e Piauí, que produz 147,8 milhões de litros. 





O Maranhão perde apenas para os principais produtores: São Paulo (4,2 bilhões de litros) e Rio de Janeiro (1,8 bilhões de litros). Ainda segundo informações da Fiema, a produção de água mineral no Maranhão é de aproximadamente 28,9 milhões de litros por ano, inseridas neste montante as águas minerais naturais, inclusive sem adoçantes ou aromatizantes, e gaseificadas. Os números são expressivos, mas ainda não estão bem detalhados.


BNC Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar