O reitor da UFMA, Natalino Salgado, classificou o ocorrido como "lamentável". "Não partilharemos de atitudes que se caracterizem em retrocesso e vergonha para a nossa sociedade. Os estrangeiros, assim como todos os outros estudantes, têm o nosso apreço e respeito", afirmou o reitor. "Vamos continuar honrando os acordos educacionais e culturais assumidos pela universidade e pelo governo brasileiro com outros países", acrescentou.
Vejo que os nobres colegas insistem em atribuir o ocorrido ao reitor, vejo que existe uma campanha mal intensionado de determinado setor da imprensa em classificar um ato isolado em comu dentro da Universidade Federal do Maranhão, acredito que à abertura do processo administrativo e tambem uma ação no Ministerio Público Federal, são as medidas mais corretas que se pode tomar em situações como esta.
É de se lamentar que o autor desse ato se considera negro, inclusive afrodescendente, afinal seria um irmão de cor riducularizando a sua própia pele, enfim são coisas que precisam ser debatidas pois a pratica de racismo surgiu de um homem que se considera negro.
Queremos mais uma vez dizer que somos contra essa pratica, e ai, não inclui só negros, mas todas as raças que forem vitimas de tal atitude.
BNC Educação